Amazonas ganha destaque em evento realizado na Espanha

A importância do meio ambiente para a preservação da saúde da mulher foi o tema abordado pela presidente da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas (AFFEAM), Jeroniza Albuquerque, em sua apresentação no Congresso da Federação Internacional de Mulheres de Carreira Jurídica (FIFCJ), que aconteceu no Museu Marítimo de Barcelona, na Espanha.

O evento reuniu representantes de diversos países com o objetivo de lutar pela erradicação de todas as formas de discriminação contra as mulheres e promover os direitos humanos. O foco desta edição foi “O corpo das mulheres e os direitos fundamentais”.

Coordenadora da Comissão de Trabalhos Permanentes sobre Meio Ambiente da FIFCJ, Jeroniza Albuquerque, expôs a importância dos recursos naturais para a qualidade de vida da mulher.

“Para mostrar as vantagens do meio ambiente na Amazônia, explanei sobre a alimentação à base da flora e fauna local, citando como exemplo o tucumã que é um fruto amazônico rico em pró-caroteno, antioxidante, vitamina A e D, e energético. Esses hábitos explicam a longevidade do nosso povo”, informou.

Ainda na palestra, a amazonense demonstrou como é possível estimular a população a preservar a natureza e adquirir hábitos sustentáveis abordando alguns projetos realizados no Estado, como a “Corrida Volta às Aulas no Curupira”, a “Corrida da Mulher Amazônica” e o cultivo de mudas da árvore Pau Rosa.

“Essas iniciativas atingem a sociedade de maneira ampla e positiva, e lembram o valor do meio ambiente onde vivemos para a nossa saúde e bem estar. Além disso, incentivam a prática desportiva e enaltecem a figura feminina da região, enfatizando a relevância da mulher em todas as esferas”, concluiu.

Pela terceira vez, o Amazonas foi representado pela presidente da AFFEAM nas Comissões de Trabalho do Congresso, na Espanha. A profissional prepara anualmente trabalhos voltados para a temática do evento, sempre com ênfase na realidade nortista. O intuito é ampliar a visibilidade da região, seus conhecimentos, crenças e valores, para além das fronteiras nacionais.

Com mais de 30 anos de carreira como auditora fiscal de tributos estaduais, Jeroniza Albuquerque é formada em Letras e em Direito, e pós-graduada em Direito Tributário e em Docência. Também atua como Julgadora de Primeira Instância da Auditoria Tributária da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.