Prefeitura e Sesc ampliam acesso aos serviços odontológicos na zona sul de Macapá

A pequena Ana Clara, de apenas 8 anos, agora conta com serviço odontológico mais próximo de casa. Acompanhada da mãe Rosiane Araújo, a menina já está com atendimento agendado nas novas salas odontológicas inauguradas nesta terça-feira, 3, no Complexo Macapá Criança. O prefeito Clécio Luís e a direção do Serviço Social do Comércio no Amapá (Sesc/AP) acompanharam a entrega das unidades que funcionarão no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) atendendo a comunidade do bairro Pedrinhas e áreas adjacentes.

Clécio Luís lembrou que a ampliação do serviço dá continuidade a parceria iniciada em 2014, quando o Sesc disponibilizou duas unidades de atendimento odontológico nos bairros Zerão e Infraero II. “Hoje a prefeitura já disponibiliza em 18 Unidades Básicas de Saúde atendimento odontológico gratuito, 15 na região urbana, três na zona rural e um Odontomóvel na Escola Municipal Amapá”.

O presidente do Sesc/AP, Eliezir Viterbino, parabenizou a prefeitura por oportunizar que as parcerias sirvam às pessoas. “Esse é o reconhecimento que vem do trabalho das empresas e do trabalhador por meio de projetos sociais, dando maior acesso à população e melhorando a qualidade de vida de quem busca os serviços de saúde no município”. A secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli, explicou que as unidades contam com serviços de extração, restauração, profilaxia, raspagem, aplicação de flúor, orientações de higiene bucal, palestras, distribuição de kits odontológicos e outros atendimentos.

A Semsa é responsável por disponibilizar dois cirurgiões dentistas e três auxiliares de Saúde Bucal. O Sesc disponibilizou três equipamentos odontológicos, aparelhos, frigobar, materiais de consumo e uma equipe de saúde bucal com um cirurgião dentista e duas auxiliares de Saúde Bucal. “Com a oferta do serviço na comunidade, estima-se que mais de 700 atendimentos sejam feitos, correspondendo a mais de oito mil ao ano”, disse Vedovelli.

A dona de casa Maria Balieiro tem sete filhos e sempre enfrentou dificuldades para agendar atendimento odontológico para a família. A moradora aprovou a inauguração das salas odontológicas no bairro. “Ficará mais fácil cuidar da saúde bucal dos meus filhos”. A inauguração contou com a presença da conselheira federal de Odontologia, Isabela Ramos e da vereadora Adriana Ramos, que ressaltaram a importância de tornar o atendimento acessível. “Estou muito satisfeita com a atenção que a prefeitura vem dando à saúde, parabéns por ampliarem os serviços a quem mais precisa”, disse a vereadora.

O prefeito Clécio pediu à comunidade que aproveite todos os serviços disponibilizados no Complexo Macapá Criança e cuide da manutenção do espaço, que é de propriedade da população.

Como agendar atendimento

O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, com procedimentos de restauração, extração, remoção de tártaro, limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal. Os agendamentos ocorrem mensalmente por meio de reunião de esclarecimento com os pacientes, com divulgação à comunidade, para um grupo de 150 pessoas, sendo 50 pacientes para cada equipe por mês. Dependendo da necessidade, um paciente pode retornar mais de quatro vezes.

Andreza Sanches/Asscom PMM

Fotos: Max Renê

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.