Prefeitura garante serviços essenciais no feriado de Finados

Mais de 60 mil pessoas passaram pelos cemitérios São José, no Buritizal; São Francisco, na BR-156; e Nossa Senhora da Conceição, no Centro, para prestar homenagens aos seus entes queridos. Durante o feriado, o prefeito Clécio Luís acompanhou de perto os serviços prestados pela Prefeitura de Macapá.

Para receber as famílias que visitaram as sepulturas, mais de 150 trabalhadores da limpeza pública se empenharam em um mutirão nos três cemitérios da capital com a execução de serviços de capina, roçagem, remoção de entulho e pintura. No São José, o prefeito cumprimentou os visitantes e recebeu elogios pela atenção dada aos locais. “A prefeitura garantiu todas as condições para bem receber a todos, que aproveitam esta data de lembranças daqueles que já não estão mais entre nós”, disse Clécio Luís.

A servidora pública Rosangela Silva, que há 26 anos visita o São José para prestar homenagens a duas sobrinhas, destacou a limpeza e a segurança no cemitério, que foi reforçada pela presença da Guarda Municipal monitorando a entrada dos visitantes. “A limpeza do local facilitou bastante, a prefeitura está de parabéns pela atenção”.

Quem precisou do transporte público para chegar aos cemitérios contou com a tarifa social no valor de R$ 1,40, além de 100% da frota dos veículos disponíveis desde as 6h. Todos os bairros foram atendidos com linhas ampliadas até as proximidades dos cemitérios. A dona de casa Madalena Conceição aprovou os serviços. “Moro no Universidade e não tive dificuldade para chegar aqui. Os ônibus tinham placas de orientação para nos ajudar a chegar ao local”.

A data também foi aproveitada pelos pequenos empreendedores. A prefeitura organizou a venda de produtos como velas, flores, água e comida no entorno dos cemitérios, a partir do cadastro dos empreendedores na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh). O auxiliar administrativo André Silva transformou a pequena barraca em uma floricultura para a venda de arranjos naturais. “Uma oportunidade para garantir uma renda a mais neste início de mês”.

Nos cemitérios, pontos de informação foram montados pela prefeitura para auxiliar os frequentadores em casos de dúvidas. Dando continuidade ao monitoramento durante o Dia de Finados, o prefeito Clécio Luís visitou no fim da tarde o cemitério São Francisco de Assis, o segundo maior da capital com 17 mil sepultados. Ele ouviu as solicitações dos pequenos empreendedores da zona norte, assim como das pessoas que visitavam o local, para melhorar as condições de recebimento da população nas datas de maior movimentação.

O secretário municipal de Manutenção Urbanística, Manuel Bacellar, explicou que este ano houve ação conjunta entre várias secretarias, que iniciou no mês de outubro e encerrará após o Dia de Finados. “No dia seguinte a data, equipes estarão a postos para retirar aqueles materiais que não puderam ser recolhidos. Paralelo a isso, o serviço de limpeza desses locais está sendo feito durante todo o dia”.

Asscom PMM

Fotos: Max Renê e Nayana Magalhães

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.