Magistrados e servidores do TJAP aderem à Campanha Novembro Azul

Símbolos como pequenas gravatas, bigodes e o tradicional laço azul, foram recebidos com consciência e confraternização por magistrados, servidores e colaboradores. Foi com este clima que o Judiciário amapaense aderiu ao Novembro Azul e voltou suas atenções para a importância da prevenção do câncer de próstata.(VISUALIZAR FOTOS)

A equipe do Serviço Médico do TJAP em parceria com o Departamento de Gestão de Pessoas realiza todos os anos a campanha “Novembro Azul” como forma de conscientizar e alertar o público masculino de que a prevenção é o melhor remédio no combate à doença.

O Chefe da Sessão de Atendimento Médico do TJAP, Edinaldo Siqueira, explica que a iniciativa busca a prevenção, a exemplo da ação realizada em outubro referente ao câncer de mama, desta vez o câncer de próstata está em foco.

“Sabemos que os homens têm certo preconceito quanto ao exame da doença, mas se detectada no início, tem altíssimas chances de cura. Queremos estimular os homens a realizarem o exame, pois é simples e rápido e seus benefícios são inúmeros”, enfatiza Edinaldo Costa.

Para a servidora Antônia Carvalho, a comunicação tem um impacto direto nos resultados positivos almejados, além de servir para vencer o tabu que o público masculino tem com a doença. “Essa iniciativa é de extrema importância, pois fazer esse tipo de ação no ambiente de trabalho permite o rompimento de paradigmas e traz também o público feminino para lembrar e incentivar os colegas a realizarem o exame”.

A Presidente do TJAP, desembargadora Sueli Pini, ressalta que o maior objetivo é trazer a reflexão sobre o tema do câncer de próstata. “Queremos despertar, em especial a população masculina, para que se previna e se cuide. Nós sabemos que os homens têm mais dificuldade em se cuidar e a campanha vem para ajudar a vencer esta dificuldade e esta resistência, buscando sensibilizar e encorajar os homens”, finaliza.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.

-Macapá, 11 de Novembro de 2015-

Texto: Andréa Maciel

Fotos: Adson Rodrigues

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: