6ª PALHACEATA EM MACAPÁ (AP) – Dia Internacional do Palhaço

A Palhaceata é um movimento pacífico de palhaços e apreciadores da arte da palhacaria que se realiza em um grande cortejo com o objetivo de propagar a alegria, utilizando a arte e o humor a serviço da transformação humana.
Tradicionalmente, a Palhaceata acontece em diversos estados brasileiros no dia 10 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional do Palhaço. A comemoração ganhou destaque na agenda cultural do Amapá no ano de 2010 sob a coordenação de Alenk Nobre (Palhaço Totonho) e a família do Circo Roda Ciranda (com sede no Goiabal).
A primeira Palhaceata teve a tímida participação de cerca de 12 palhaços em cortejo pelo centro comercial da capital, Macapá. Logo o movimento chamou a atenção da sociedade e novos palhaços e fomentadores da cultura se engajaram na causa.
Ao longo das edições anteriores, o evento ganhou maiores proporções, por este motivo, o segmento circense e interessados se reúnem no mês novembro e início de dezembro para a realização do “Piquenique de Palhaços”, momento em que são discutidos os detalhes da programação e da produção das ações que envolvem a Palhaceta.

A novidade desta sexta edição da Palhaceta amapaense é que além da ação principal, o cortejo de palhaços pelo centro comercial da cidade, a programação será estendida por mais dois dias e incluirá oficina de formação na arte da palhaçaria, a mesma será conduzida por Marton Maués (Palhaços Trovadores – PA) no auditório do Conselho Estadual da Cultura (CONSEC/AP), outra ação que entra na agenda é o Futclowns, partida de futebol dos palhaços às margens do Rio Amazonas.
Além dessas novidades, acontecerão rodas de bate-papo sobre políticas públicas para a cultura e em especial para o circo na cidade de Macapá, o resultado destes diálogos deverá resultar em uma Carta de Intenções do segmento direcionada ao poder público e à toda a sociedade. Toda a programação é de acesso gratuito e está aberta ao apoio do poder público, iniciativa privada e civil.

Programação:
10/12/2015 (Quinta-feira)
15h00 – Concentração em frente ao Teatro das Bacabeiras.
17h00 – Saída do cortejo da Palhaceata (Percurso: Rua Candido Mendes – Av. Coaracy Nunes, Rua. Binga Uchôa).
18h00 – Chegada à Praça da Casa do Artesão
Mestres de Pista: Marton Maúes e Pato Kannar

19h00 – Roda de Palhaços e Apresentações diversas
Palhaços Trovadores-PA
Trupe do Pato
Ciranda Materna
Que Maravilha (Santana-AP)
Tatamirô Grupo de Poesia
Companhia Cangapé
Paspalhões (Santana – AP)
Lu de Oliveira (Contação de Histórias)
Circo Roda Ciranda
Missilene Cabral (Contação de Histórias)
Cia. De artes Tucuju
Palhaço Mutuca

11/12/2015 (Sexta-feira)
Oficina para Formação em Palhaçaria
Oficineiro: Marton Maués (PA)
Local: Conselho estadual de Cultura-CONSEC – 19h as 22h

12/12/2015
17h00 – FutClowns (futebol de palhaços)
Local: Beira Rio

Paulo Rocha

Fotos da edição anterior: Palhaceata 2014

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.