Prefeitura de Macapá segue com revitalização da Praça Veiga Cabral

A Prefeitura de Macapá segue em ritmo acelerado a revitalização da Praça Veiga Cabral, situada na parte central da cidade. É um espaço privilegiado, cercado por pontos turísticos e históricos, como a Igreja São José, Teatro das Bacabeiras, Biblioteca Pública Elcy Lacerda, Museu Joaquim Caetano e área comercial. A readequação do espaço, executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), conta com a recuperação do passeio público, novos bancos, espaço para idosos, uma pequena biblioteca que terá acervo dos escritores e artistas locais, fiação elétrica nova e substituição dos postes.

Além disso, a obra irá atender a Lei n° 10.098, de dezembro de 2000, mais conhecida como Lei da Acessibilidade, que busca promover a acessibilidade de pessoas com deficiência em espaços públicos e construções. “Essa revitalização está sendo possível porque a prefeitura está adimplente e assim pode receber recursos do Governo Federal e de emendas parlamentares”, disse o titular da Semob, Emilio Escobar.

Com contrapartida da prefeitura no valor de R$ 24.000,00, a obra custa R$ 422.617,14, faz parte do Programa Calha Norte e é resultado da emenda do senador Randolfe Rodrigues. A revitalização iniciou no fim de outubro e tem o prazo de 180 dias para ser concluída. A praça também foi a primeira a ser construída na cidade de Macapá, na década de 50, por Mendonça Furtado, governador na época do Grão Pará e Maranhão.

Segundo um dos engenheiros responsáveis pela obra, Alex Fabian, a revitalização está em fase da infraestrutura das calçadas, passeio público, fundação da biblioteca e do caramanchão (uma construção utilizada em diversos espaços públicos, nomeadamente em ambientes verdes, com o intuito de poderem ser utilizados para efeitos de descanso, abrigo, entre outros). Por meio da obra, 20 empregos diretos foram gerados e 60 indiretos.

Para o encarregado da obra, Carlos Alberto da Paixão, 42 anos, o serviço apareceu em boa hora. “Mais uma obra da Prefeitura de Macapá e eu continuo sendo contratado e trabalhando de carteira assinada, é uma segurança para mim e para todos que estão aqui”.

Texto e fotos: Lilian Monteiro/ Asscom Semob

Contato: 9 8141-1697

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.