Alemanha: 1,1 milhão de pedidos de asilo

Os sírios representaram quase 40% do total. Reprodução
Os sírios representaram quase 40% do total. Reprodução

A Alemanha recebeu 1,1 milhão de pedidos de asilo, anunciou nesta quarta-feira, em comunicado, o Gabinete Federal das Migrações e dos Refugiados (Bamf, na sigla em alemão). Os sírios representaram quase 40% do total. ?Em 2015, foram registrados cerca de 1,1 milhão de pedidos de asilo?, informou o gabinete, acrescentando que o número quintuplicou em relação a 2014. O número de sírios que ao longo do ano passado procuraram refúgio na maior economia da Europa foi de 428.468. Os afegãos são o segundo grupo, com 154.046 requerentes de asilo.

EUA: diálogo entre Arábia Saudita e Irã

Ministros dos Negócios Estrangeiros do Japão e dos EUA, Fumio Kishida e John Kerry, discutiram, por telefone, a crise diplomática entre a Arábia Saudita e o Irã. Eles defenderam a necessidade de resolver a situação por meio do diálogo. Numa conversa de 20 minutos, Kishida e Kerry partilharam a preocupação com a deterioração das relações entre os dois países e manifestaram a intenção de pedir às partes que atuem com moderação para garantir a estabilidade do Oriente Médio, informou o ministro japonês em entrevista, de acordo com a agência Kyodo.

Tailândia suspende envio de arroz

A Tailândia suspendeu temporariamente o envio de 1 milhão de toneladas de arroz para o Irã devido à crise no Oriente Médio, causada pela ruptura diplomática entre Riad e Teerã, informaram fontes oficiais. As autoridades tailandesas vão se reunir com os representantes diplomáticos dos dois países antes de tomar uma decisão, em fevereiro, sobre a venda de arroz para o Irã, disseram à agência EFE fontes do Departamento do Comércio Exterior tailandês. A Tailândia, que tem grandes reservas de arroz, prevê exportar este ano 9 milhões de toneladas, estimadas em US$ 4,78 milhões.

Preços de commodities sobem 21,43%

Os preços das commodities tiveram alta de 1,28%, em dezembro, na comparação com novembro. Em 2015, o Índice de Commodities Brasil (IC-Br), calculado mensalmente pelo Banco Central, apresentou alta de 21,43%. O IC-Br é calculado com base na variação em reais dos preços de produtos primários commodities brasileiros negociados no exterior. O BC observa os produtos que são relevantes para a dinâmica dos preços ao consumidor no Brasil.

Tarifa aumenta migração para mercado livre

O mercado livre de energia vive uma expressiva expansão, principalmente em virtude da explosão tarifária no ambiente cativo de contratação. Apesar da crise hidrológica que afetou bruscamente o setor em 2012, o segundo semestre de 2015 está sendo marcado por intensa movimentação de consumidores. Somente neste período, de acordo com a Associação Brasileira de Comercializadores de Energia (Abraceel), 700 empresas iniciaram o processo de migração para o ACL, que dura cerca de 6 meses. Entre os principais fatores apontados para a movimentação estão a alta das tarifas de energia praticadas no ambiente cativo e a impossibilidade de previsão de custos mensais com energia neste modo de contratação.

Monitor Mercantil

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.