Cultura: O som da boemia com gosto de batuques do show de Helder Brandão e Beto Oscar

Ressoando a diversidade percussiva ao som dos mais belos toques, os cantores Helder Brandão e Beto Oscar convidam para o Show “Clube da Esquina”, no dia 16 de janeiro, na Chocolate com Tapioca. A dupla vai entoar seus cantos para celebrar os tambores do Amapá (do Marabaixo, Batuque, Sairé, Zimba e de Mina), com canções autorais do CD São Batuques; e relembrar clássicos do álbum “Clube da Esquina”, capitaneado por Milton Nascimento e Lô Borges, no final dos anos 60 e início dos 70.

Esse tempero, com mistura de MPA e MPB, anuncia repertório com o frescor da tradição musical afrobrasileira. Em sua essência, as músicas do CD São Batuques nasceram da pesquisa de Helder e Beto sobre as raízes da musicalidade amapaense e dos encontros deles com as comunidades tradicionais e quilombolas, que em momentos festivos – religioso ou profano – recebem os convidados com toques de caixa, ladainhas e folguedos. “Percebemos a cultura popular tradicional amapaense em meio à diversidade de nossas manifestações culturais, e a cantamos em verso e prosa”, explica Helder Brandão, que junto com Beto Oscar, ainda buscam, apoio para lançar oficialmente o álbum, em grande estilo.

Do álbum Clube da Esquina, que dá nome ao show, os cantores trazem composições que no início dos anos 70 virou movimento, com interpretações dos grandes festivais – geração de cantores e compositores que criaram o Clube da Esquina – encabeçado por Milton Nascimento e Lô Borges. O disco tem uma sonoridade singular e letras incrivelmente inspiradas. Algumas delas até poderiam ter sido interpretadas como subversivas. Surgiu nos anos de chumbo, em plena época do milagre brasileiro, do país tri-campeão do mundo de futebol.

“São letras e ritmos com uma força poética intensa e que ressoavam num boteco em Belo Horizonte, frequentado por Milton e amigos, e que virou clube, movimento, confraria. Parada da boemia que se juntava para fazer música e discutir temas de interesse mútuo. Clube da Esquina deixou marcas profundas na história da canção brasileira”, ressalta Beto Oscar.

Convite feito, o show Clube da Esquina tem gosto de quero mais na voz desses dois grandes cantores, músicos e compositores da música popular amapaense e convidadas de peso: Patrícia Bastos, Brenda Melo, entre outros.

Serviço:

Data: 16 de janeiro
Local: Chocolate com Tapioca

Endereço: Av. Almirante Barroso, de canto com a Rua Santos Dumont
Hora: 23h30
Mesa: R$ 50,00
Contato: 981214377 / 99189-8067

Rita Torrinha – Assessora de Imprensa
Contato: 99189-8067

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.