Conselho faz alerta sobre a importância da Educação Física nas escolas

Com a proximidade da volta às aulas, o Conselho Regional de Educação Física da 8° Região (CREF8) lança um alerta para os pais e responsáveis sobre a importância da educação física escolar. A disciplina é componente curricular obrigatório da Educação Básica e deve ser ministrada exclusivamente por professores formados na área e registrados no Conselho.

De acordo com o presidente do CREF8, Jean Carlo Azevedo, é necessário que a população fique atenta para irregularidades no ensino da disciplina e possa contribuir com a fiscalização através de denúncias.

“Somente o profissional de educação física tem a formação adequada para a orientação teórica e prática dos conteúdos curriculares da área, garantindo uma atuação planejada e responsável, além de segurança aos alunos. A fase escolar é um período fundamental para a formação de adultos saudáveis, por isso enfatizamos a importância da boa orientação”, afirmou.

A presença de professores de outras disciplinas ministrando as aulas de educação física caracteriza exercício ilegal da profissão, delito enquadrado no art. 47 do decreto 3688 (Lei das Contravenções Penais). Além de riscos à saúde, essa prática pode gerar lacunas no aprendizado de conteúdos importantes para o desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes.

Para realizar uma denúncia ao CREF8, basta encaminhar o máximo de informações através do e-mail fiscalizacao, do telefone ou presencialmente. É garantido o sigilo do denunciante.

No Amazonas, o contato pode ser feito através dos telefones (92) 3234-8234 e 3234-8324 ou na sede localizada na Rua Ferreira Pena, 1118, Sala 202, no Centro de Manaus. No Acre, o telefone para contato é (68) 3221-7130 e a seccional fica localizada em Rio Branco, na Via Chico Mendes, S/N, Arena da Floresta, 2º andar, Bairro Areal.

Em Rondônia, o número de telefone é (69) 3229-7082 e a seccional está situada em Porto Velho, na Avenida 7 de Setembro, 2161, sala 11, Galeria Star, Nossa Senhora das Graças. Em Roraima, as denúncias podem ser efetuadas através do (95) 3224-2196 ou na seccional localizada em Boa Vista, na Avenida Getúlio Vargas, 7887/1, São Vicente.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.