PSB critica investigação do Cenipa sobre acidente que matou Eduardo Campos

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, partido do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, disse hoje (20), em nota, que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), responsável pela investigação do acidente que matou o político, deveria ter utilizado um simulador de voo na apuração do acidente.
O relatório final do Cenipa foi divulgado ontem (19) e apontou uma série de falhas como possíveis causas para a queda do avião, entre elas, o preparo insuficiente da tripulação. A aeronave modelo Cessna 560 XL caiu no dia 13 de agosto de 2014, em Santos, matando Campos, que era candidato à Presidência da República, e mais seis pessoas.

“O Cenipa deveria ter considerado outros acidentes e incidentes envolvendo aeronaves da mesma família, Citation, de fabricação norte-americana, e realizado durante a investigação um teste de simulador de voo”, diz o comunicado do presidente de PSB.

A avaliação de Siqueira é a mesma da família de Campos, que ontem também lamentou o fato de a Aeronáutica não ter usado um simulador de voo para auxiliar nas investigações da tragédia.

O PSB diz que aguardará a conclusão da apuração que está a cargo da Procuradoria da República e da Polícia Federal.

Durante a apresentação do relatório do Cenipa, o tenente-coronel Raul de Souza disse que a Aeronáutica tentou conseguir um simulador junto à empresa fabricante do avião, mas não teve resposta. “Poderíamos ter acrescentado ou afastado algumas hipóteses [para o acidente]”, reconheceu o oficial.

O relatório aponta que um dos fatores que contribuíram para o acidente aéreo pode ter sido o cansaço do piloto Marcos Martins e do copiloto Geraldo Magela da Cunha, além do preparo insuficiente para conduzir a aeronave modelo Cessna 560 XL.

A conclusão das investigações, no entanto, foi contestada hoje pelos advogados das famílias da tripulação. O especialista em acidentes aéreos Carlos Camacho, um dos contratados pelas famílias dos pilotos, diz que houve falha no sensor de velocidade do avião, uma peça com funcionamento automático. Quando isso ocorre, conforme explicou, a aeronave perder altura e estabilidade.

Marli Moreira – Repórter da Agência Brasil Edição: Luana Lourenço

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.