Macapá 258 anos: Praça da Bandeira passa por obras de revitalização

Como parte das atividades de comemoração dos 258 anos de Macapá, que acontecerá no dia 4 de fevereiro, a prefeitura trabalha na revitalização de um importante logradouro público da cidade, a Praça da Bandeira, que foi inaugurada em 31 de março de 1977, data que celebrava o Golpe Militar no Brasil.

Há anos a praça não passava por reforma. Com a estrutura já desgastada, devido à ação do tempo e de vândalos, o espaço passa hoje por diversos reparos, com obras de recuperação de sua estrutura e ambientação artística, grafias regionais e a produção de esculturas feitas por artistas locais (criadas a partir dos troncos de árvores, retiradas do local devido à infestação por pragas).

A Praça da Bandeira recebe serviços de pintura, recuperação dos coretos e o recapeamento dos bancos em madeira de lei para aliviar a sensação térmica. O gramado está sendo totalmente recomposto e a arborização do espaço ganha novas mudas de plantas. Também está sendo revitalizada a parada de ônibus e feita a construção de três novas rampas de acesso para facilitar a locomoção das pessoas com deficiência.

O palanque principal passa por reparos e ganha uma nova pintura com as cores da bandeira do município e algumas intervenções artísticas com grafias Maracá e Cunani, além da recolocação dos mastros, que receberão de volta as bandeiras do Brasil, do Amapá, de Macapá, dos demais municípios do estado e a Olímpica, em alusão aos Jogos Olímpicos de 2016.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Jansen Rafael da Silva, a proposta dessa revitalização é recuperar este importante logradouro público, além de proporcionar a beleza estética da praça. “Tenho certeza que, a partir desse trabalho que está sendo feito, a população amapaense voltará a frequentar essa praça belíssima, no centro da cidade, que até pouco tempo tinha um diagnóstico seríssimo da presença de vândalos, problema que também está sendo resolvido com a intensificação do trabalho da Guarda Municipal. Essa é a nossa proposta, recuperar e revitalizar o espaço para resgatar o civismo e deixar a praça ainda mais bonita”.

O contabilista paraense Marilucio Ribeiro, que diariamente passa pela praça a caminho do trabalho, se diz surpreso e, ao mesmo tempo, feliz com os serviços que estão sendo feitos no local. “Para eu, que não sou de Macapá e, principalmente, para a população amapaense, acredito que a recuperação desta praça seja um passo importante para o resgate da identidade de uma parte da história da cidade. Até pouco tempo, eu considerava essa praça um local perigoso para se visitar devido à grande concentração de vândalos. Mas, agora, com essa reforma, o espaço ganha uma nova cara, mais bonita e com muito mais segurança para todos”.

O vendedor ambulante Barjonas Fernandes, que há anos trabalha no local, destacou as melhorias que as obras proporcionam para a população. “Para nós, que trabalhamos aqui, e, principalmente, para a população, que diariamente passa pelo local, está sendo muito importante a realização destes serviços. Com a revitalização da praça, além de ganharmos um ambiente mais bonito, ganharemos também mais segurança e muito mais qualidade nos serviços. O abrigo de ônibus, que antes estava cheio de goteiras e não oferecia condições de abrigar a população nos momentos de chuva, também passou por reforma. Agora sim, podemos contar com um espaço mais seguro e que nos traz proteção nos momentos de sol e chuva”.

Asscom PMM

Fotos: Saulo Silva

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.