Secretaria de Saúde de Macapá alerta população quanto à vacinação contra o HPV

Desde janeiro, as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da capital disponibilizam para a população as duas doses da vacina quadrivalente contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), principal responsável pelos casos de câncer do colo do útero e verrugas anogenitais, e a terceira causa de morte de mulheres em todo o Brasil. A vacina é destinada a jovens entre 9 e 13 anos e protege contra quatro subtipos do vírus HPV, classificados como subtipos 6, 11, 16 e 18, sendo os subtipos 16 e 18 responsáveis pela maioria dos casos de câncer do colo do útero e os subtipos 6 e 11 por cerca de 90% das verrugas anogenitais.

Este ano, a vacinação será feita diretamente nas UBS’s, das 8h às 17h. Todas as meninas com idade entre 9 e 13 anos devem, acompanhadas pelos pais ou responsáveis, procurar os postos de saúde para tomar a primeira dose da vacina e após 6 meses a segunda dose. Aquelas que já tomaram a primeira dose em 2015 devem procurar as Unidades Básicas de Saúde para a segunda dose. Isso também vale para as meninas que tomaram a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14, e para aquelas que já tenham passado de um ano da primeira dose.

O Ministério da Saúde também incluiu no grupo alvo da vacinação as mulheres de 9 a 26 anos que têm HIV e são mais suscetíveis a complicações decorrentes do HPV. “Para este ano, a Secretaria Municipal de Saúde espera aumentar o número de meninas vacinadas contra o vírus. Em 2015 mais de 13 mil meninas receberam a primeira dose da vacina”, informa a coordenadora municipal de Imunização Jorsette Cantuária.

Karla Marques/Asscom Semsa

Contato: 991192467

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.