Unifap inicia obras de pista de atletismo do campus Marco Zero

A administração da Universidade Federal do Amapá (Unifap) assinou, no último dia 15 de fevereiro, a ordem de serviço para início das obras da pista de atletismo do Campus Marco Zero. A obra começou na terça-feira, 23, e irá custar cerca de R$ 11,8 milhões a totalidade do projeto com urbanização, iluminação, alambrado, equipamentos para treinamento, etc. A previsão de término dos serviços é de 270 dias. A pista será composta de oito raias num total de 6.740m².

A pista de atletismo da Unifap vai integrar a Rede Nacional de Treinamento (RNT), um legado que pretende se deixar pós-realização das Olimpíadas do Rio 2016. A RTN é uma aposta do Governo federal que pretende interligar as diversas instalações existentes ou em construção no país. A Rede, segundo o Ministério do Esporte, irá atender dezenas de modalidades, desde a fase de detecção de talentos até o treinamento de atletas e equipes olímpicas e paraolímpicas.

Após a conclusão da obra, a Universidade estará apta para receber competições internacionais de atletismo em seu campus, além de promover e alavancar o esporte de base entre os acadêmicos e demais membros da sociedade amapaense em todas as suas esferas sociais. Um acordo de cooperação com a associação de atletismo do Amapá também foi assinado para que possam promover seus treinamentos no ambiente.

A pista será equipada com materiais de primeira linha, de acordo com o que orienta a Federação Internacional de Atletismo. Apesar de ser construída no entorno do campo de futebol, a prática da modalidade de atletismo será o carro-chefe da instituição.

Bolsa Atleta

Desde 2015, a Universidade Federal do Amapá incentiva a iniciação esportiva de acadêmicos por meio do programa de extensão universitária “Bolsa Atleta”. O objetivo é incentivar a participação dos estudantes de baixa renda em atividades esportivas e contribuir para a melhoria do seu desempenho acadêmico e em competições.

Também consta no projeto o auxilio a viabilização de recursos aos estudantes que possam cobrir parte dos custos para aquisição de material esportivo, inscrições em competições, transporte, hospedagem e alimentação durante eventos esportivos.

Hoje, o programa Bolsa Atleta da Unifap contempla seis modalidades esportivas (basquetebol, voleibol, handebol, futsal, natação e atletismo). A intenção, a partir da conclusão da pista, é aumentar o número de bolsas atualmente disponibilizadas, principalmente para o atletismo.

Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Assessoria de Comunicação

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.