TRE-AP inicia atendimentos itinerantes em aldeias indígenas e localidades do município de Oiapoque

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) iniciou nesta sexta-feira (4), no município de Oiapoque, os atendimentos itinerantes em aldeias indígenas e localidades da região. A ação é coordenada pela 4ª Zona Eleitoral, que atende a cidade e comunidades próximas, e faz parte de um cronograma organizado para a preparação das Eleições 2016.

De acordo com o Chefe de Cartório da 4ª Zona Eleitoral, Paulo Cesar Gonçalves Junior, os serviços de alistamento, transferência, revisão e emissão de 2ª Via do Título Eleitoral serão realizados até o dia 21 de março.

“Iniciamos a jornada itinerante nas aldeias indígenas do município hoje. Até o dia 13 de março, estaremos instalados em Santa Isabel, Kumenê e Kumaramã. Juntas, essas comunidades já somam 2.035 eleitores. De 15 a 18, estaremos no distrito de Vila Brasil e na Ilha Bela. Já dos dias 20 e 21, na Vila Velha do Rio Cassiporé”, comentou Paulo Júnior.

Representatividade e cidadania

Oiapoque é um dos municípios com maior proporção de habitantes indígenas no país e que possuem representação na Câmara Municipal. A cidade possui, de acordo com o IBGE, 24.263 habitantes. Ao todo, são 17.011 eleitores – 61 seções eleitorais – e 16 locais de votação (destes, cinco nas aldeias Manga, Kumarumã, Kumenê, Santa Izabel e Espírito Santo).

Oiapoque já teve um prefeito indígena eleito em 1996, e atualmente possui 1 (um) vereador da etnia Karipuna (Ramon dos Santos) dentre os 11 (onze) vereadores eleitos nas últimas eleições municipais.

“Assim como todo cidadão tem direito ao voto, o índio está incluído. A Justiça Eleitoral é compromissada em garantir e dar condições para que todos possam votar”, concluiu o chefe de Cartório da 4ª Zona Eleitoral.

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá

Assessoria de Comunicação e Marketing

Elton Tavares

Fones: 2101-1504/84059044/91474038

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.