Troca de ingressos para Copa Verde 2016 objetiva preservação do meio ambiente

Torcedores e amantes do futebol podem garantir até esta quarta-feira, 9, o ingresso para a partida entre Santos/AP e Nacional/AM pela Copa Verde 2016, e ainda ajudar na preservação do meio ambiente. A iniciativa, criada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), trouxe até o Amapá uma máquina que realiza a troca de resíduos recicláveis por um ingresso para assistir a partida.

Como forma de fomentar e promover estas ações sustentáveis, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) apoia o evento garantindo o transporte e entrega de todo material coletado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Macapá (Acam). “Estamos contentes de ter a possibilidade de participar desta iniciativa. À medida que recolhemos as garrafas PETs, estamos preservando o meio ambiente. Além disso, vamos garantir uma renda extra aos catadores que produzem seu autossustento dessa atividade”, explica o secretario de Meio Ambiente de Macapá, Jorge Souza.

A associação possui 70 catadores cadastrados que trabalham diariamente na coleta e comercialização de materiais recicláveis. O presidente Aturzias Souza disse estar muito contente com a iniciativa. “Vamos receber todo material que for arrecadado aqui. Estamos agradecidos por esta iniciativa e por lembrarem da associação. Toda doação é muito bem-vinda”.

A Copa Verde reúne neste ano 18 clubes de futebol de 12 estados do Norte e Centro-Oeste do país. De acordo com o consultor de Sustentabilidade da CBF, Carlos Painel, este será o primeiro campeonato do planeta que terá todo o seu carbono emitido compensado. Além da ação da troca sustentável dos ingressos, 1.300 árvores estão sendo plantadas para compensar a diminuir a emissão de gás carbônico durante a competição. “Esta é uma forma importante de aliar meio ambiente e futebol, e Macapá foi escolhida por estar em um estado que possui a maior cobertura florestal. Um incentivo para as pessoas pensarem a sustentabilidade e a importância da reciclagem”.

O servidor público Hélio Souto já garantiu os ingressos e disse que esta é uma boa iniciativa para a preservação do meio ambiente. “Quem ganha é a população e o meio ambiente. Além de ser uma maneira de atrair a população para participar do evento, o produto da troca você pode encontrar em qualquer local”.

Ingressos

O resgate é feito de forma simples e rápida. O usuário precisa apenas inserir os resíduos (garrafas PET e latas) e clicar no botão “Copa Verde. Para a partida são disponibilizados três mil ingressos, sendo que cada usuário pode resgatar até quatro. O terminal está instalado no Macapá Shopping e a troca pode ser feita em horário comercial até as 19h desta quarta-feira, dia 9. A partida está marcada para as 20h30, no Estádio Zerão.

Márcia Fonseca/Asscom PMM

Contato: 98139-7609

Fotos: Max Renê

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.