Vacinação contra H1N1 nos postos de Macapá inicia nesta sexta-feira, 8

A campanha de vacinação contra o vírus H1N1, inicialmente programada para começar em todo o país no dia 30 de abril, foi antecipada para esta sexta-feira (8) nos 28 postos de saúde de Macapá. A medida ocorre após a primeira morte, na terça-feira (5), de um caso confirmado da doença na capital. Macapá recebeu mais de 86 mil doses do Ministério da Saúde.

img_6473
Crianças após os seis meses e até cinco anos de idade estão nas prioridades (Foto: Jéssica Alves/G1)

A coordenadoria de imunização informou que os postos vão atender somente os grupos considerados prioritários, como crianças acima de seis meses e menores de cinco anos, grávidas, parturientes, idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde, presidiários, servidores do sistema prisional, indígenas e portadores de doenças crônicas.

Ao todo foram enviadas para o Amapá cerca de 177 mil doses da vacina para distribuição entre os 16 municípios. De acordo com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS), cabe às prefeituras definir a antecipação da campanha, como fez a capital. Uma reunião acontece na sexta-feira (8) para orientação e definição de datas em todas as cidades.

Os lotes de vacinas enviados para o estado são do ano de 2016, e em Macapá, o horário de vacinação acontece de 8h às 17h em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). A coordenadora de imunização Jorsette Cantuária alerta que até 20 de maio serão vacinadas somente pessoas que se encaixem nos grupos prioritários.

“Como tiveram postos que já receberam as doses resolvemos antecipar e então quem se encaixa nos grupos pode procurar os postos para obter a vacina. Todos devem levar identidade e carteira de vacinação, e, no caso dos adultos, levar um atestado médico que ele é diabético ou hipertenso para entrar no grupo”, explica a coordenadora.

A vacina aplicada nos postos será a trivalente, que além de imunizar contra o H1N1, tem o poder de evitar a infecção por outros dois tipos do vírus influenza.

Rede particular
A partir da notificação do primeiro caso de H1N1 no Amapá, a busca por vacinas em farmácias e clínicas na rede particular tem aumentado, aconfirmaram os locais consultados pelo G1.

Em nenhum dos estabelecimentos foi encontrada a vacina que imuniza contra o vírus. Apenas uma clínica, localizada no bairro Santa Rita, na Zona Sul, informou que comercializa o produto ao preço de R$ 120, a dose, mas não tem em estoque, e apontou previsão para 15 de abril.

John Pacheco
Do G1 AP

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.