TRE-AP recebe apoio do Exército Brasileiro na segurança e logística das Eleições 2016 em Oiapoque

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), Desembargador Carlos Tork, reuniu-se nesta quarta-feira (11), no Quartel do 34º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), em Macapá, com o Comandante do Exército Brasileiro no Estado, Tenente-Coronel Robson Matos. Durante o encontro, foi acertado que a corporação dará apoio à 4ª Zona Eleitoral durante as Eleições 2016 no município de Oiapoque. As forças federais auxiliarão na segurança e logística do Pleito.

Também presentes na reunião o coordenador da Assessoria de Planejamento (Asplan/TRE), Dr. Cláudio Xavier, o presidente da Comissão de Segurança do TRE-AP, Dr. Adeílson Batista, e o Oficial de Operações do Exército, Capitão Rafael Cristofari.

O Presidente do TRE explicou que a reunião de hoje estreitas relações e alinha procedimentos entre a Justiça Eleitoral e o 34º BIS. O Desembargador Carlos Tork discorreu sobre a importância do Exército Brasileiro na segurança das Eleições 2016 em Oiapoque.

Na ocasião, o Comandante do Exército recebeu do titular da Asplan dados sobre os 16 locais de votação do município. “Para nós é gratificante atuar nas Eleições. Colocamos o efetivo para praticar todo o aprendizado militar no âmbito preventivo. Dessa forma, usamos nossos conhecimentos para auxiliar a Democracia”, frisou o Oficial.

O pedido por tropas federais é feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao Ministério da Defesa. Mas o TRE Amapá já alinha e planeja as ações junto ao 34º BIS.

“Elaboramos um cronograma de reuniões para garantir a segurança das Eleições 2016. Com o apoio do Exército em Oiapoque, tudo correrá dentro do planejamento da Justiça Eleitoral. Estamos trabalhando para que tudo corra dentro da Lei e que a vontade do eleitor prevaleça”, pontuou o Presidente do TRE Amapá.

Atuação do Exército em Oiapoque durante o Pleito

A ação do Exército em Oiapoque será no apoio logístico para transporte de mesários, urnas eletrônicas e equipamentos da sede do município para três localidades (Kumarumã, Kumenê e Vila Brasil), além da segurança dos locais de votação no Centro e no Cartório Eleitoral.

Eleições Municipais 2016

Este ano, eleitores dos 16 municípios do Estado do Amapá irão às urnas escolher seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O primeiro turno das Eleições Municipais será em 2 de outubro de 2016 e o segundo turno, no dia 30 do mesmo mês. No Estado, apenas a capital, Macapá, poderá ter segundo turno, por contar com 278.890 eleitores aptos a votar.

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá

Assessoria de Comunicação e Marketing

Elton Tavares

Fones: 2101-1504/84059044/91474038

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.