Manifestações culturais de Pernambuco serão temática do primeiro 'Mix Manaus de Arte Popular'

O Ponto de Cultura Casa do Centro, em parceria com o Instituto Amazônia, vai promover, dos dias 23 a 28 deste mês, o primeiro Mix Manaus de Arte Popular. O evento traz danças típicas do Nordeste sobre pernas de pau, reunindo música e arte circense. Para conduzir a oficina está vindo de Recife o ator, diretor, cenógrafo e aderecista de renome nacional, Romualdo Freitas.

Durante o evento serão repassados movimentos de ritmos populares como o Xaxado, o Samba de Coco e o Xote, e ensinadas técnicas para aplicar as danças sobre as pernas de pau. Ao final da oficina, no sábado (28), será apresentado o grande espetáculo com a mostra das coreografias construídas durante a oficina, em um belo cortejo cênico pelas ruas da Comunidade São Vicente, no Centro de Manaus.

Estão abertas 20 vagas para participar da oficina. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail atendimento . A oficina será ministrada na Casa do Frei, localizada na Rua Frei José dos Inocentes onde funciona a sede social do projeto Caminhos do Frei desenvolvido na comunidade pelo Instituto Amazônia (IA).

“No evento passado ‘As portas do passado abrindo as janelas para o futuro’ nós conseguimos fazer um resgate da história de Manaus por meio de manifestações artísticas, mobílias antigas e um completo cenário produzido que nos remetia ao século XIX. Agora é a vez da cultura pernambucana invadir as ruas da Comunidade”, comenta o diretor-presidente do IA, Paulo Henrique de Castro.

O evento é uma realização do Ponto de Cultura Casa do Centro, que pertence à Companhia Vitória Régia, em parceria com o Instituto Amazônia. É uma iniciativa reconhecida pelo Prêmio Nacional Cultura Viva e tem o apoio da Secretaria Estadual de Cultura e do Governo do Amazonas.

Artista convidado

Atuando na área das Artes Cênicas desde 1978, Romualdo Freitas tem passagens pelos estados de Pernambuco, Pará e Acre, tendo desenvolvido atividades de produção, circulação e formação nos segmentos de Teatro e Danças Populares.

Recebeu diversos prêmios em várias categorias em Festivais e Mostras das quais participou em todo o território Nacional, destacando os de: Melhor Direção nos Festivais de Monólogos de Teresina-PI e Franca-SP; Direção e ator no Festival Nacional de Teatro do Cabo de Santo Agostinho; Direção no 14° Festival Janeiro de Grandes Espetáculos, Festival de Teatro da Língua Portuguesa (FESTILIP), entre outros.

Raquel Mendonça

Contato: 9 9183 2760

Whats: 9 8202 6460

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.