Domingo da Santíssima Trindade tem missa e pagamento de graça alcançada há 67 anos

Neste domingo, 22, no bairro Santa Rita, antiga Favela, festeja-se a Santíssima Trindade, nos barracões da Tia Gertrudes e da dona Irene, e a programação inicia às 7h e encerra no final da tarde.[youtube https://www.youtube.com/watch?v=99giClQgjfg&w=640&h=400]
Não tem roda de marabaixo, é um dia dedicado à missa e àscrianças, e o almoço é o pagamento de uma promessa feita por dona Gertrudes, há 67 anos. Missa, brincadeiras, concursos, sorteios e o tradicional Almoço dos Inocentes estão na programação, que integra o calendário do Ciclo do Marabaixo.

A Santíssima Trindade é festejada desde o início da colonização de Macapá, e os negros moradores do centro de Macapá foram para a Favela e Laguinho, para onde levaram a tradição do marabaixo e louvor à Santíssima e Divino Espírito Santo. A Santíssima é formada pela tríade Pai, Filho e Espírito Santo, representada por uma coroa, e as cores azul e branca estão nas fitas, mastros, roupas e outros detalhes, nos barracões.

A promessa que deu origem ao Domingo da Santíssima Trindade foi feita por Gertrudes Saturnino, para que a filha Natalina (88 anos), conseguisse segurar a gravidez. Com a graça alcançada, a promessa foi cumprida, e um almoço para 12 crianças representando os apóstolos, é oferecido há quase 7 décadas. Manoel Costa, fruto da promessa, é o primeiro de uma linhagem de 13 irmãos que dão continuidade, junto com filhos e netos, à festividade para a Santíssima Trindade, à qual foi agregado a palavra Inocente, para lembrar da bênção pelo nascimento de uma criança.

Programação:

Marabaixo da dona Irene:

7h – Missa no barracão

9h – Café da manhã

12h – Almoço dos Inocentes

De 13h às 18h – Brincadeiras

Marabaixo da Tia Gertrudes

8h – Missa na igreja da Santíssima Trindade

10h – Café da manhã

12h – Almoço dos Inocentes

De 13h às 18h – brincadeiras e sorteios

Mariléia Maciel

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.