Amazônia Peruana está em emergência por contaminação de mercúrio


O governo do Peru declarou estado de emergência por 60 dias em 11 distritos da região de Madre de Dios, por conta da mineração

Representantes do governo regional e do poder executivo peruano se reuniram, nessa terça-feira(31), para debater uma atuação coordenada que reduza os níveis de contaminação. O governo do Peru informou a destinação de 50 milhões de sois para atender a situação de emergência. Grande parte das ações terá caráter preventivo e de atendimento à saúde.

De acordo com o governo central, serão instalados três hospitais de campanha nas províncias de Tambopata, Manu e Tahuamanu para atender pessoas  expostas ao mercúrio usado na atividade mineira artesanal. As equipes dos hospitais contam com médicos, enfermeiros, psicólogos e técnicos em enfermagem. O governo também designou brigadas de saúde itinerantes.

A região de Madre de Dios faz fronteira com o Brasil e abriga as nascentes dos principais rios do Acre. A reportagem tentou contanto com a Secretaria de Meio Ambiente do estado para saber se as autoridades acreanas acompanham a situação de emergência no Peru. Ainda houve resposta aos pedidos de entrevista.

EBC

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.