Aumenta o número de refugiados venezuelanos no Brasil

Roraima é a porta de entrada dessas pessoas

A crise político-econômica na Venezuela cruzou as fronteiras e chegou ao Brasil. Diariamente, dezenas de venezuelanos ultrapassam o limite entre os dois países, em busca de uma vida melhor no lado brasileiro. Roraima é a porta de entrada dessas pessoas.

Na capital, Boa Vista, eles podem ser encontrados às portas da Polícia Federal, em busca de documentos que os habilitem a permanecer no país.

Angeli Idalgo veio em busca de emprego. Ele reforça a situação difícil no país, ele conta que os jovens saem diariamente às ruas pra fazer protesto, porque não tem comida. “Eu saí da venezuela com o propósito de chegar aqui e trabalhar. O único jeito é ficar aqui tranquilamente e pedir refúgio, pra ter a carteira de trabalho, essas coisas, e não ter problema nenhum”, diz.

Dados do Comitê Nacional para Refugiados (Conare), vinculado ao Ministério da Justiça, mostram que de janeiro a maio deste ano já foram 338 pedidos de refúgio de venezuelanos.

O professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Antônio Jorge Ramalho, revela que tem observado a chegada desses estrangeiros pelos jornais. Mas ele explica que a situação da maioria dos Venezuelanos é de migração econômica e não de refúgio. “Ali você não tem pessoas buscando refúgio. Você tem pessoas que estão buscando uma vida melhor. São pessoas que deixam seu país em busca de um emprego, de uma fonte de renda mais segura, inclusive pra fazer remessa para seus familiares. A Venezuela passa por uma crise muitíssimo mais profunda e grave do que a nossa crise econômica e naturalmente as pessoas vão buscar oportunidades nos países vizinhos”, explica.

De acordo com Antônio Jorge, o países da América Latina têm atuando com diálogo para que os ânimos entre governo e oposição na Venezuela melhorem.

No último dia 12 de junho, os chanceleres de Argentina, Brasil, Chile e Uruguai enviaram comunicado pedindo que venezuelanos possam resolver as diferenças por meio do diálogo pacífico e com métodos democráticos.

EBC

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.