Nonato Leal de volta ao palco do Sesc Partituras

Alessandra Leite

Dando inicio a temporada de 2016 do projeto Sesc Partituras, o Sistema Fecomércio por intermédio do Sesc Amapá, trás ao seu palco o mestre Nonato Leal que volta à programação do Partituras com novo repertório. A apresentação será gratuita e acontece neste sábado (9/07) às 19h no auditório da escola Sesc.

O concerto que promete trazer o melhor som do violão instrumental do Norte e do Brasil vai unir duas gerações de talentos atuantes no Amapá com a participação do violonista Aron Miranda.

Na programação um repertório especial com três novas peças, além das mais famosas obras de Nonato Leal e outras canções de renomados compositores.

Nonato Leal

Raimundo Nonato Leal é músico desde os 10 anos de idade, vocação artística que herdou de uma família de músicos. Nasceu em Vigia, uma cidade do interior do Pará, em 1927. Tocou violino durante alguns anos, depois seguiu para o banjo. Ele conheceu o cavaquinho, o bandolim e a viola e, nesta sequência, de cordas chegou ao violão – instrumento que o acompanha até hoje. Aos 88 anos de idade, 78 deles são dedicados à música.

Nonato Leal tem participação importante na história dos festivais de música do Estado que lhe renderam três primeiras colocações. Compôs em parceria com os poetas Alcy Araújo e Isnard Lima. Em 1998, conseguiu gravar seu primeiro disco, Lamento Beduíno, um CD com 15 faixas. Atualmente, Nonato Leal ainda reside em Macapá, cidade que adotou como sua e na qual, representa um dos maiores perpetuadores da música de violão genuína e autoral.

Aron Miranda

Aron Miranda é músico violonista natural do Amapá, nascido em 4 de junho de 1990. Iniciou seus estudos de violão aos 14 anos na mesma instituição onde hoje é professor: o CEP em música Walkiria Lima, tendo em 2008 se mudado para Belém para continuar seus estudos e se graduado em música pela UFPA. É um dos fundadores da Orquestra de violões Nonato Leal (ONL) onde também é regente. Aron também trabalha com composição, mixagem e gravação para Cinema e TV tendo entre suas obras séries de animação, ficções e documentários.

Concertos Sesc Partituras

A série “Concertos Sesc Partituras” foi criada para divulgar o site Sesc Partituras através da execução de seu amplo acervo disponibilizado on line . A proposta visa à difundir o patrimônio musical brasileiro de tradição escrita e à incentivar o desenvolvimento de intérpretes e compositores de todas as regiões do Brasil. Anualmente são programadas pelos Departamentos Regionais do Sesc apresentações musicais com repertório selecionado exclusivamente do acervo do projeto, que é formado por obras de compositores brasileiros.

Já foram realizadas dez edições dos Concertos Sesc Partituras, envolvendo mais de 600 músicos nas mais diversas formações entre solistas, grupos de câmara, coral e orquestra.

Serviço:

Escola Sesc

Rua Jovino Dinoa, 4311- Beirol

Setor Cultura Sesc – (96) 3241-4440 (Ramal 257)

Coordenadoria de Comunicação e Marketing

Email: ascom<a href=”mailto:ascom

Fone: (96)3241-4440 (Ramal 235)

Site: www.sescamapa.com.br

Facebook: Sistema Fecomércio Amapá

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.