Soja produzida no Amapá conquista mercados europeu e asiático

500 toneladas do produto já estão armazenadas no porto do estado para exportação

A soja produzida no Amapá será exportada pela primeira vez aos mercados europeu e asiático. Atualmente, 500 toneladas do produto já estão armazenadas no porto do estado. Estoque deve chegar a 50 mil toneladas até o próximo mês.

O presidente da autoridade portuária no Amapá, a Companhia Docas de Santana, Eider Pena, destaca que os produtores no estado querem ir além. A ideia é vender o produto in natura, mas também buscar a transformação da mercadoria. A mesma empresa responsável pelo armazenamento do produto vai fazer o beneficiamento. A medida visa abastecer o mercado interno. “Nós não podemos exportar só matéria in natura. Temos que verticalizar a produção”, afirma.

O agricultor Udimar Nissola explica que o estado tem capacidade para aumentar as exportações, mas um dos grandes entraves é a falta de regularização fundiária: “o governo do estado já melhorou muito na questão do licenciamento ambiental; mas a parte da questão da regularização fundiária a gente tá aguardando. A gente acredita que em um curto tempo a gente vai ter resultado de regularização. Aí sim vai ter um resultado bem mais rápido a produção no estado do Amapá”.

Segundo o Governo Federal, mesmo após a transformação, em 1988, do Amapá de território federal para estado, cerca de 95% das terras ainda estão sob domínio da União. Um decreto assinado pela presidente afastada Dilma Rousseff em abril deste ano regulamentou a transferência das terras para o estado. A reportagem não conseguiu contato com o governo do Amapá.

EBC

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.