AM: situação de alerta por causa da estiagem

Falta de chuvas no Juruá e Purus agrava estiagem

O período é de vazante natural dos rios, mas a seca alcança níveis históricos, de acordo com a Defesa Civil do estado. Por isso, o órgão declarou estado de alerta para 11 municípios: Boca do Acre, Pauiní, Lábrea, Canutama e Tapauá, na calha do Purus, e Guajará, Ipixuna, Envira, Eirunepé, Itamarati e Carauari, do Juruá. Os municípios de Beruri e Juruá permanecem em estado de atenção.
O secretário executivo da Defesa Civil, coronel Fernando Pires Junior, informa que o alerta é para orientar as prefeituras a adotarem medidas diante de possíveis impactos à população.
“O estado de alerta nada mais é do que o aviso para os gestores dos municípios, um alerta para a população ribeirinha, em que os níveis dos rios estão abaixo do normal impedindo muitas vezes a trafegabilidade e colocando em situação de risco o abastecimento das comunidades, tanto de alimentos como de combustível”.
O nível do Rio Juruá no município de Guajará, por exemplo, está a 35 centímetros de atingir a maior estiagem já registrada, que foi de 2 metros e 20 centímetros, em 1995.
Em Ipixuna, a Defesa Civil local informa que precisou fazer um trabalho de remoção de troncos de madeira do rio, para restabelecer o tráfego de famílias de 17 comunidades ribeirinhas.
Em Boca do Acre, município de referência do Purus, o nível do rio está medindo 3 metros e 49 centímetros, faltando um metro para alcançar o nível histórico de estiagem registrado há 18 anos, que foi de 4 metros e 40 centímetros.
Para o coronel Fernando Pires Júnior, a situação de seca é atípica.
“Nós já consideramos atípica. Estamos em pleno verão amazônico, mas o volume de água nas calhas já está baixo em um período que não deveria estar. Mas nós já estamos preparados junto com as defesas dos municípios para atender, em caso de uma estiagem extrema, as comunidades atingidas.”
De acordo com a Defesa Civil, o estado de alerta é o segundo estágio de um desastre, que pode evoluir para uma situação de emergência, quando há prejuízos significativos.

EBC

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.