Trabalhadores são resgatados de situações degradantes em Félix do Xingu, Pará

Desde o início do ano, cinquenta trabalhadores foram resgatados de situações degradantes de trabalho no município paraense de São Félix do Xingu, a 700 quilômetros de Belém, no Pará. O número é maior que o total de resgates realizados no ano passado, quando 36 trabalhadores foram retirados dessa situação, em todo o Estado.

Segundo o auditor do trabalho, José Marcelino, a esmagadora maioria é de homens, nordestinos e de baixa escolaridade. Entende-se como condição análoga à de escravo quando o trabalhador é submetido a jornadas exaustivas, sem direito a descanso e salário.

Em todos os resgates realizados em são Félix, este ano, os trabalhadores receberam os direitos trabalhistas na hora. Além de salários atrasados, tiveram a carteira de trabalho devolvida e assinada e receberam outros benefícios. Em todo o ano passado, no Pará, foram pagos mais de 150 mil reais em indenizações a trabalhadores resgatados.

Casos de trabalho análogo ao de escravo devem ser denunciados pelo Disque 100. A ligação pode ser efetuada de qualquer aparelho de telefone, inclusive orelhões. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.
EBC

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.