Floresta Nacional no Pará pode ter área reduzida

Ministério Público Federal emitiu recomendação ao ICMBio, a fim de conservar o perímetro da floresta de Jamanxim

A área da Floresta Nacional de Jamanxim, no Pará, corre o risco de ficar menor. Segundo o Ministério Público Federal, um estudo do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) indica uma possível redução da área.

Para conservar o perímetro da floresta, o Ministério Público emitiu uma recomendação ao ICMBio no último dia 12. O órgão ambiental tem 15 dias úteis a partir do recebimento do arquivo para se pronunciar.

Para o Ministério Público, qualquer mudança no tamanho da unidade de conservação pode vir a engrossar os índices de desmatamento; além disso, coloca em risco espécies consideradas raras ou ameaçadas de extinção como a onça-pintada, o macaco-aranha e a arara-azul.

De acordo com a procuradora da República, Janaína Andrade, desde a criação da unidade de conservação, em 2006, pecuaristas e madeireiros da região pressionam o governo para destituir a área protegida. Alguns fazendeiros chegaram a entrar na Justiça solicitando a revisão dos limites da floresta, mas não tiveram êxito.

Janaína Andrade explica ainda que Jamanxim é uma unidade de conservação da categoria Flona – Floresta Nacional. Ou seja, permite a presença humana de forma restrita. Ela alega que a ideia do ICMBio seria mudar a categoria da região para APA – Área de Preservação Permanente. O que permite uma maior interferência humana, segundo Andrade, visando apenas o lucro e não a conservação do meio ambiente.

“A flona protege mais a biodiversidade porque ela permite a presença humana de comunidades tradicionais que, via de regra, e com dados técnicos e estatísticos são pessoas que interagem de forma positiva na natureza. Diferentemente daquelas pessoas que entram na área protegida para a degradação, para uma atividade econômica irresponsável”, explicou Janaina.

A reportagem entrou em contato com o Instituto Chico Mendes, mas até o fechamento desta edição não teve retorno.

EBC

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.