Ifap promove II Fórum de Educação Inclusiva e I Encontro dos Napnes

Buscar a consolidação de ações que proponham o debate sobre educação profissional inclusiva e promover a implantação de novos Napnes em outros campi do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Este são alguns dos objetivos do II Fórum de Educação Inclusiva e do I Encontro do Napnes. O evento acontecerá entre os dias 31/8 e 2/9 no campus Macapá, e contará com palestrantes renomadas na área de educação especial no Brasil. A inscrição custa R$ 20 (servidores do Ifap são isentos) e pode ser realizada o período de 12 a 30 de agosto clicando aqui.

O evento tem como busca promover a educação continuada, visando à melhoria na qualificação gerencial e técnica de docentes e demais interessados. Para tanto, busca-se apoio em políticas públicas, fundamentações legais, formações e debates nas instituições de ensino que podem ser grandes potencializadores da transformação das práticas e da cultura institucional atual que ainda opera, na maioria dos casos, favorecendo pouco a acessibilidade.

II Fórum de Educação Inclusiva – O credenciamento começará na quarta-feira, 31/8, a partir das 14h no próprio campus Macapá, onde acontecerá uma programação cultural para receber os participantes. Esse momento da programação colocará em debate a educação especial e a inclusão da pessoa com necessidades específicas nas diversas esferas da vida social. Para tanto, temas como formação docentes, legislação, políticas públicas pertinentes ao tema no Brasil e mercado de trabalho serão problematizados com a ajuda de palestrantes com larga experiência nessas temáticas como a PhD Mônica Pereira dos Santos (UFRJ) e a Dr.ª Rosita Edler Carvalho.

I Encontro dos Napnes – A tarde da sexta-feira, 2/9, estará reservada para o I Encontro dos Napnes do Ifap. O evento acontecerá no campus Macapá e é voltado para comunidade interna do Ifap – coordenadores, professores e técnicos. A partir das 14h30 será feita a elaboração de Programas de Atendimento Altas Habilidades e Superdotação, além de Atendimentos Educacionais Especializados (AEE) em Deficiência Visual, Pessoa com Surdez, Transtorno do Espectro Autista, Deficiência Intelectual e Paralisia Cerebral. Também será promovido um debate e a formulação de documento orientador para as ações do AEE na adaptação de metodologias no ensino regular e o lançamento do Napne do campus Santana do Ifap.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.