10ª Zona Eleitoral realiza Audiência de Carga e Lacre das urnas eletrônicas para 2ª Turno das Eleiçõe s 2016

Nesta terça-feira (25), no Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), a 10ª Zona Eleitoral de Macapá realizou Audiência de Carga e Lacre das 333 (mais 51 reservas) urnas eletrônicas que serão utilizadas no 2ª Turno das Eleições Municipais 2016. Trata-se da inserção dos dados dos candidatos e dos eleitores nas urnas. Com as informações alimentadas, os equipamentos foram lacrados e serão abertos somente no dia da votação para segundo turno, 30 de outubro.

O trabalho teve o apoio da Secretaria de Tecnologia do (STI/TRE). A titular da Secretaria, Elinete Freitas, explicou como funcionam as etapas do processo de preparação das urnas: “primeiro elas recebem os dados de candidatos e eleitores de todas as sessões eleitorais; depois o equipamento é testado por servidores e técnicos do TRE e, por fim, as urnas são lacradas”.

De acordo com a chefe do Cartório da 10ª zona eleitoral, Ana Bela de Oliveira, as máquinas serão distribuídas nas seções eleitorais em Macapá das zonas urbana e rural. Para garantir a integridade e a lisura do cumprimento do rito pré-eleição, o juiz eleitoral da 10ª Zona, Dr. Augusto César Leite, foi acompanhado da promotora eleitoral Dra. Alessandra Moro, servidores da STI, serventuários do Cartório da 10ª Zona, técnicos de urnas e imprensa.

“Essa atualização no sistema garante que o equipamento não seja violado até a Eleição. Assim, as urnas chegarão aos locais de votação intactas e permanecerão assim até a apuração dos votos”, explicou o juiz Augusto César Leite.

Nesta quarta-feira (26), às 9h, na Sala de Urnas do TRE-AP, a “Audiência de Carga e Lacre das urnas” será voltada para a 2ª Zona Eleitoral de Macapá.

Elton Tavares
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing

 

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.