Roseana Sarney é denunciada por desvio de mais de R$ 400 milhões

O esquema fraudulento ocorria na concessão de isenções fiscais pela Secretaria de Estado da Fazenda a empresas

Por esquema que causou um rombo de mais de 400 milhões de reais aos cofres públicos do Maranhão, o Ministério Público do estado ofereceu denúncia contra onze pessoas, entre elas a ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney.

Segundo o Ministério Público, entre as ações da organização criminosa, foram realizadas compensações tributárias ilegais, reativação de parcelamento de débitos de empresas que nunca pagavam as parcelas devidas e contratação irregular de empresa de tecnologia da informação, para garantir a continuidade das práticas delituosas.

Ainda de acordo com o MP, os gestores do período de 14 de abril de 2009 a 31 de dezembro de 2014 ignoraram os procedimentos característicos da administração pública ou simplesmente deram sumiço a eles após praticarem os crimes.

Na ação, o MP aponta que a organização criminosa contava com a permissão de Roseana Sarney, em virtude de ter autorizado acordos judiciais baseados em pareceres ilegais dos procuradores-gerais do Estado, além de ter nomeado para cargos em comissão 26 terceirizados da empresa envolvida, para que desempenhassem na Sefaz as mesmas funções para as quais já estavam contratados pela empresa.

A reportagem tentou contato com a assessoria de Roseana Sarney, mas ninguém atendeu aos telefonemas.

EBC

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.