Cientistas criam tecido de coração humano usando folha de espinafre

Os pesquisadores americanos aproveitaram a estrutura vascular da planta para o fluxo de sangue necessário à sobrevivência do implante

Cientistas do Instituto Politécnico Worcester (WPI), em Massachusetts, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nova forma de construir tecido humano a partir de folhas de espinafre. A pesquisa, publicada no periódico Biomaterials, mostra como a utilização dos sistemas vasculares da planta pode ajudar na regeneração cardíaca.

Os pesquisadores explicam que um dos desafios principais na construção artificial de tecidos é a formação de uma rede vascular tão sutil e fina quanto a existente em nosso corpo. Sem ela o tecido acaba necrosando, explicou um dos participantes da pesquisa, o estudante de graduação Joshua Gershlak.

Foi por isso que a utilização dos vasos condutores de seiva foi essencial para o sucesso da empreitada. Os canais são feitos de celulose, material biocompatível utilizado em outras aplicações, como a construção de tecidos cartilaginosos e ósseos e a cura de lesões.

Os cientistas substituiram as células vegetais da folha de espinafre por células humanas, as deixando crescer em torno da estrutura vascular existente. Depois que a formação se tornou uma espécie de pequeno coração, eles bombearam fluídos através dos canais para mostrar que o sangue conseguiria passar pelo sistema.

 

Leia a íntegra no site Galileu

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.