Batuqueiros do Banzeiro do Brilho-de-fogo reiniciam ensaios para o cortejo de Verão

O projeto Banzeiro do Brilho-de-fogo retorna com os ensaios na praça Floriano Peixoto, para o Cortejo de Verão, que acontece no mês de julho, em Fazendinha. Mais de 200 batuqueiros serão preparados para acompanhar o repertório do Banzeiro, composto por músicas regionais e outras criadas especialmente para o projeto. Os ensaios acontecem a partir das 19h, às sextas-feiras e sábados, e estão abertas inscrições para novos batuqueiros.

 

Banzeiro do Brilho-de-fogo é um projeto originado da necessidade percebida por músicos e produtores culturais do Amapá, de incentivos para que as tradições do marabaixo e batuque fossem aproximadas da população através da vivência musical. Com objetivos além da fomentação da cultura, o projeto foi também pensado para ter função social e  contribuir  para que  crianças, adolescentes e jovens se envolvam em um projeto cultural, os afastando de situações de riscos  sociais.

 

Alan Gomes, Adelson Preto e Paulinho Bastos, idealizadores do projeto, contaram com a contribuição de outros artistas e produtores, que contribuíram com a concepção do projeto, tem o apoio da Prefeitura de Macapá (PMM), o projeto realizou oficinas de capacitação itinerantes de musicalização, produção de adereços e fabricação de instrumentos, nas praças, escolas, faculdades, área de baixada, quilombo do Curiaú, e associações, para pessoas de toda faixa etária.

 

Com cortejos periódicos nos meses de dezembro, fevereiro e julho, o Banzeiro é para toda a família, formado por batuqueiros, mulheres do Cordão das Açucenas, e crianças do Jardim, que desfilam nas ruas de Macapá tocando, cantando e dançando, sons e ritmos legítimos da cultura amapaense. Qualquer pessoa pode acompanhar o cortejo, de grupos de marabaixo à população em geral, e este democracia provoca o aumento, a cada cortejo do projeto, que hoje agrega cerca de 400 pessoas que desfilam a cultura amapaense, com colorido, alegria e organização.

 

 

Mariléia Maciel

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.