Virada Sustentável Manaus movimenta o fim de semana com programação gratuita

A terceira edição da Virada Sustentável Manaus promoverá, sábado (29) e domingo (30), uma ampla programação com ações culturais, esportivas, ecológicas e de lazer em todas as zonas da cidade. Serão mais de 250 atividades gratuitas, com o objetivo de abordar a sustentabilidade de forma mais ampla e dinâmica. A programação completa pode ser conferida no site:www.viradasustentavel.org.br/manaus.

Realizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com um conselho criativo formado por 36 organizações de vários segmentos, o festival acontecerá de forma simultânea em vários pontos. São eles: Largo São Sebastião, Musa do Largo, Galeria do Largo, Parque dos Bilhares, Parque do Mindu, Bosque da Ciência, Jardim Botânico Adolfo Duque, Parque Sumaúma, Shopping Via Norte, Rua São Vicente e Rip Rap do Bairro Redenção, Casa Mamãe Margarida, Cooperativa Aliança no Bairro da Compensa e Conjunto Viver Melhor.

 

Teatro e música

Entre as iniciativas culturais, estão exposições de artesanato, fotografia e pinturas, performances teatrais, intervenções artísticas, apresentações de dança e música. Experiências como a apresentação “Teatro na Floresta”, liderada por estudantes da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, no Rio Mariepaua (225 km de Manaus). Moradores de comunidades isoladas do interior do Estado, os jovens vêm a Manaus apresentar contos e lendas da região a partir de sua própria visão. A apresentação será realizada no Parque do Mindu, às 10h e será aberta ao público.

Outro destaque é a edição especial do Malaba Jam Festival, que ocorrerá pela primeira vez dentro da programação da Virada, com shows das bandas Canhamukaya, Na Trilha, Cabocrioulo, Johnny Jack Mesclado, Os Tucumanus e Alaídenegão, além dos DJs Kimo e Tubarão. O evento acontece sábado, no anfiteatro do Parque dos Bilhares, a partir das 16h.

Inauguração de centro ecológico na Redenção

A Virada será também o momento de lançar uma iniciativa sustentável permanente na cidade: o Projeto de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável na Amazônia (REUSA).

Idealizado pela FAS e parceiros após a Virada de 2016, o projeto tem como objetivo desenvolver soluções de baixo custo para a restauração ecológica e urbanização sustentável junto com comunidades urbanas de alta vulnerabilidade socioambiental e econômica. Na manhã do dia 30, às 10h, a sede do projeto será lançada no Bairro da Redenção, zona oeste de Manaus, que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Parque Linear do Gigante.

A iniciativa deve engajar crianças, jovens e adultos locais em atividades de interesse coletivo, como pintura criativa das fachadas das casas próximas ao Igarapé do Gigante, que corta o bairro, e o tratamento do lixo orgânico doméstico.

Ações de meio ambiente

Na lista de ações ligadas ao meio ambiente, destaca-se a distribuição de mil mudas de plantas e árvores, no sábado e domingo, das 10h às 17h, no Parque Sumaúma. Também serão realizadas, em outros pontos da cidade, oficinas de reciclagem, aulas sobre horta orgânica, coleta de garrafas PET, projeto de limpeza de mananciais, palestras e rodas de conversa sobre sustentabilidade.

A programação da Virada Sustentável Manaus inclui ainda uma ação de coleta e entrega de itens de higiene para moradores de rua, que ocorrerá no sábado e domingo, das 9h às 17h, no Largo São Sebastião.

Vida saudável

Quem busca atividades de esporte, saúde e zen, poderá participar de aulas de hatha yoga e acroyoga, meditação com mantras, slackline, entre outros. No domingo, das 17h30 às 19h, o Largo São Sebastião receberá o Eco Zumba Master Class, um “aulão” de dança (zumba, fitness e ritmos) com duração de 90 minutos, para todos os públicos. A população também terá acesso a uma tenda de exames médicos durante os dois dias evento, das 8h às 11h, no Parque do Mindu.

Sobre a Virada

A Virada Sustentável Manaus será realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura e correalização do Instituto Virada Sustentável, localizado em São Paulo, e da Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Terá produção da empresa Iaí Promoções e parceria com um conselho criativo formado por 36 instituições de vários segmentos.

É um oferecimento das empresas GR e Ball e tem patrocínio da Whirlpool, Consulado da Mulher e Instituto Alair Martins (IAMAR), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Tem apoio da Sabin Laboratório Clínico, Word Animal Protection e Shopping Manaus Via Norte. Além disso, tem colaboração da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Governo do Estado do Amazonas, Prefeitura de Manaus e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Ainda tem parceria com as empresas BanksiaFilms, Oazzi e Up Comunicação Inteligente.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.