SUS passa a oferecer testes rápidos para detectar dengue e chikungunya

Na quinta-feira (10), foi publicado no Diário Oficial da União que os testes rápidos para dengue e chikungunya finalmente foram adicionados à tabela do Sistema Único de Saúde. A medida facilitará o diagnóstico, que vai dispensar a estrutura laboratorial, gerando mais economia na hora de detectar as doenças.

Segundo o Ministério da Saúde, serão disponibilizados aos estados e municípios dois milhões de testes rápidos imunocromatografia qualitativa (IgM/IgG) para dengue e um milhão de testes rápidos imunocroatográficos IgM para chikungunya.

Os resultados sobre a comprovação ou não da infecção devem sair entre 20 e 30 minutos. Para ser submetido à testagem, é necessário que o paciente apresente os sintomas relacionados às condições e possua o cartão do SUS – que pode ser adquirido em qualquer unidade de saúde a partir da apresentação de um documento pessoal.

Os testes rápidos são de extrema importância para um diagnóstico precoce e tratamento adequado, além de ajudarem a complementar os dados do governo e contribuir para a vigilância epidemiológica em todo o país.

Zika

O SUS também já oferece o teste rápido para verificar a presença do vírus Zika . Ele é realizado em gestantes e em crianças de até um ano de idade. O resultado sai em 20 minutos. O objetivo é verificar a possível contaminação e possibilitar acompanhamento imediato do caso.

São 2 testes em 1. O primeiro identifica se o cidadão está com o vírus, já o segundo observa se ele já foi portador do vírus em alguma fase da vida.

Queda de casos

De acordo com os dados do último boletim epidemiológico feito pelo Ministério da Saúde, em maio, os casos de dengue tiveram 90,3% de redução em relação ao mesmo período de 2016 . Já os registros de Zika diminuíram 95,3% e os de chikungunya caíram 68,1%.

No entanto, ainda é preciso continuar colaborando para o combate ao principal mosquito transmissor dessas doenças, o Aedes aegypti, e ficar atento aos sintomas, principalmente moradores de áreas de risco.

Sintomas

Veja quais são os indícios que podem indicar infecção do vírus da dengue, Zika ou chikungunya:

Portal Brasil / Divulgaçãongunya.html

Fonte: iG Vigilante

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.