Círio de Nazaré: Inscrição de embarcações para Romaria Fluvial vai até 6 de outubro

Os fiéis que possuem embarcações e pretendem participar da Romaria Fluvial durante a programação do Círio de Nazaré devem comparecer até o dia 6 de outubro na Capitania dos Portos do Amapá (Santana) para realizar inscrição. O proprietário deve apresentar cópia do documento de propriedade da embarcação e documentos da sua tripulação/condutor. No ato da inscrição, a embarcação será vistoriada.

“A embarcação deve ser registrada junto à Marinha do Brasil, ou seja, ser inscrita e estar com todos os seus certificados de segurança dentro da validade. Os tripulantes devem ser habilitados e suas habilitações dentro da validade. Ter coletes em quantidades suficientes para todos os passageiros e possuir material de salvatagem como bóias, extintores em perfeito estado de conservação para serem utilizados”, ressalta o encarregado da Divisão de Segurança do Tráfego Aquaviário da Capitania no Amapá, Tenente Fabiano Crespo.

 

Regras

As embarcações de esporte e recreio do tipo moto aquáticas (jet ski) também deverão fazer a inscrição. Outras regras que serão exigidas são: não adentrar a área de isolamento (área de segurança) feito pela Capitania dos Portos do Amapá em torno da embarcação que transportará a imagem de Nossa Senhora de Nazaré; não transportar crianças menores de 12 anos em balsas. As balsas que possuem rampas de acesso deverão estar com as mesmas totalmente levantadas. Caso qualquer uma das regras estabelecidas não seja cumprida por quaisquer embarcações, as mesmas serão notificadas e responsabilizadas de acordo com a Lei nº 9.537/97.

A sede da Capitania dos Portos fica localizada na Avenida Cláudio Lúcio Monteiro, nº 2000, Vila Daniel, Santana. Horário de atendimento: das 08h às 11h30 e das 14h às 16h30.

 

Romaria Fluvial

O evento vai ocorrer no dia 7 de outubro com saída marcada para as 7 horas da manhã, da frente do Igarapé da Fortaleza. Por volta das 6 horas do sábado, a imagem peregrina sairá da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Macapá, e será levada até o Porto do Grego, em Santana, onde será colocada na balsa. A embarcação, juntamente com os fiéis que queiram participar da Romaria Fluvial, seguirão até a entrada do Igarapé da Fortaleza, onde terá início a procissão fluvial. O percurso segue pelo rio Amazonas, Ilha de Santana, comunidades Elesbão, Cachoeirinha até o porto da balsa do rio Matapi. De lá, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré segue em romaria, acompanhada pelos motociclistas até a Catedral de São José, em Macapá.

 

Diocese de Macapá

Márcia Fonseca / Asscom Círio 2017

Contato: (96) 98139-7609 / 99118-7183

Site: www.diocesedemacapa.com.br

Facebook: @ciriodenazaremcp

Instagram: @ciriodenazaremcp

(15/09/2017)

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.