Governo federal autoriza repasse de R$ 420 mil para combater seca em cidades do Acre

Recurso deve ser usado para abastecer bairros de Rio Branco, Brasileia, e Porto Acre com carros-pipa. Municípios enfrentam estiagem desde agosto deste ano.

Quésia Melo

O Ministério da Integração Nacional autorizou o repasse de R$ 420 mil para garantir o abastecimento em cidades que enfrentam a estiagem no Acre desde agosto deste ano. O valor deve ser usado para amenizar as consequências da seca no estado sendo aplicado para abastecer a população por meio de carros-pipa em bairros de Rio Branco, Brasileia e Porto Acre.

O prazo para a execução dos serviços é de até 180 dias a partir da publicação no Diário Oficial da União (DOU).

A seca severa fez o governo federal reconhecer, no último dia 4 de outubro, a situação de emergência em Rio Branco, Brasileia e Porto Acre. O reconhecimento facilita a capitação de recursos para o Estado executar ações para garantir água à população.

O decreto foi assinado pelo governo no dia 25 de agosto. Segundo o Executivo, a medida seguia orientações da Defesa Civil Estadual e de vários órgãos ambientais, relacionadas às consequências que a falta de chuvas podia trazer à população. Esta é a segunda maior seca que afeta o estado.

Veja íntegra no G1 AC

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.