AVC: conheça formas de prevenir a doença

Mais de cinco milhões de pessoas morrem de AVC (Acidente Vascular Cerebral) todos os anos e 17 milhões de pessoas são atingidas pela doença segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No dia 29 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Combate ao AVC, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção e tratamento.

Desde 2010, o Hospital INC – Instituto de Neurologia de Curitiba, realiza ações voltadas à população em praças, parques, empresas e eventos esportivos. Este ano, pela primeira vez o evento será realizado em um shopping. Com o objetivo de orientar a população sobre sintomas, tratamentos e prevenção ao acidente vascular cerebral, a neurologista do INC, Dra. Vanessa Rizelio, receberá o público para um bate-papo gratuito sobre o AVC. O encontro acontecerá neste final de semana 28 e 29 de outubro) das 17h às 18h no INC do Shopping Pátio Batel, e também contará com blitz da saúde, com aferição de pressão gratuita e distribuição de brindes.

Popularmente conhecido como derrame cerebral, o AVC acontece quando artérias e veias do cérebro são obstruídas ou rompidas. De acordo com a Dra. Vanessa, a maioria dos casos é de obstrução das veias. “O AVC inclui todas as doenças das artérias e veias do cérebro que podem causar isquemia (80% dos casos) ou hemorragia cerebral (20%). Quando há obstrução de uma artéria que irriga o cérebro ocorre a isquemia, ou seja, falta de fluxo sanguíneos para áreas do cérebro. As ocorrências de hemorragia cerebral são causadas por rompimento de artérias, aneurismas e também por trombose de veias cerebrais”, explica a especialista.

Existem muitos fatores de risco para essa doença cerebral. Pressão alta, aumento do colesterol, diabetes, consumo de tabaco e doenças cardíacas, estão entre eles. Segundo a neurologista, 90% dos casos de AVC podem ser evitados quando há conhecimento das dez principais formas de prevenção:

  • Tratar a hipertensão arterial;
  • Fazer exercícios físicos regularmente;
  • Reduzir os níveis de colesterol no sangue;
  • Fazer uma dieta saudável, com mais vegetais e frutas, e menos produtos processados e sódio;
  • Manter o peso adequado, evitar obesidade;
  • Não fumar e não se expor a fumaça de cigarros;
  • Reduzir o consumo de bebida alcoólica (homens: 2 doses/dia, mulheres: 1 dose/dia);
  • Identificar as doenças cardíacas e fazer o tratamento adequado;
  • Verificar as taxas de glicose (açúcar) no sangue, reduzir o risco de diabetes;
  • Aprender a identificar o AVC.

Veja a íntegra no site Massa News

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.