Novembro Azul: dado início à campanha de prevenção ao câncer de próstata

O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. Nesta quarta-feira, 1° de novembro, a Prefeitura de Macapá iniciou sua campanha de prevenção na UBS Pedrinhas. Com o objetivo de sensibilizar a população masculina sobre os perigos do segundo câncer que mais mata entre os homens, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibilizou durante todo o dia consultas médicas, testes rápidos, verificação de pressão arterial e o PSA – exame usado para o diagnóstico da presença de alterações na próstata.

 

Atualmente a Semsa realiza os exames de PSA nas UBS’s Marabaixo, Pedro Barros, Marcelo Cândia, Rubim Aronovitch e Perpétuo Socorro. “Os homens ainda são muito resistentes em procurar o médico. Este mês, é para reforçarmos a importância da prevenção, incentivando nossos pacientes a irem até uma unidade para fazer o exame de PSA”, explicou a coordenadora municipal de Saúde do Homem, Riza Lima.

 

Durante todo o mês, a coordenação realizará atividades em diversos pontos da cidade e ações intensificadas em todas as Unidades Básicas de Saúde UBS’s, com palestras que ajudam a tirar dúvidas e reforçam a importância do exame preventivo, além de tentar acabar com o preconceito, que, aliado à falta de informação, leva homens a ignorar as consultas médicas. “É melhor prevenir do que esperar a doença chegar. Todo o ano, faço o exame porque sei que é importante fazer esse rastreamento”, disse o funcionário público Moises Lenir, 61 anos.

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Homens a partir dos 50 anos devem fazer exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

Contato: 99135-6508

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.