Estudantes do SESI Amapá disputam etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Macapá – Alunos da escola do Serviço Social da Indústria (SESI) Amapá estão participando da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). As equipes Techno Team, composta pelos estudantes Gabriel Ferraz, Carolina Alcântara, José Gonçalves e Mayara Gomes; e Gaamb Company, por Lucas Lima, Rafael da Silva e Edson Oliveira, venceram a etapa estadual realizada em Macapá no mês de agosto e garantiram vaga para o evento. Eles vão representar o estado nas categorias de Ensino Fundamental II e Médio. A competição será realizada de 7 a 10 de novembro, no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba.

 

No desafio dado aos competidores, será simulado um cenário de desastre, onde o resgate de vítimas precisa ser feito por robôs autônomos. Eles devem seguir uma trilha cheia de obstáculos. O robô precisa ser ágil para superar terreno hostil (redutores de velocidade) sem ficar preso; atravessar terrenos desconhecidos (gaps na linha) onde a trilha não pode ser reconhecida; desviar de escombros (obstáculos) e subir montanhas (rampa) para conseguir salvar a vítima, transportando-a para uma área segura.

 

De acordo com a técnica da equipe Techno Team, professora Jesuene Souza, o objetivo da Olimpíada é estimular os jovens para as carreiras científico-tecnológicas. “A OBR busca identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Além disso, devemos destacar o ganho técnico na área de programação e desenvolvimento pessoal que cada competidor obtém a partir da participação em eventos como esse”, explicou Jesuene Souza.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.