Intel anuncia primeira parceria com AMD após décadas de rivalidade

POR LEONARDO MÜLLER

A Intel anunciou hoje (06) o lançamento de um novo módulo para notebooks que combina uma CPU Core i de oitava geração, uma GPU dedicada ADM Radeon e um pacote de memória RAM do padrão HBM2 (comparável à GDDR5) em uma só placa. O maior destaque desse módulo é o seu tamanho reduzido, o que pode dar origem a notebooks mais finos e leves, mas o que mais chama atenção aqui é a parceria entre as rivais Intel e AMD.

Novo módulo foi desenvolvido para os consumidores que gostam de ter um hardware potente para jogar ou executar tarefas de criação de conteúdo.

A última vez que as duas colaboraram em algum projeto publicamente foi nos anos 1980 e, desde então, ambas vêm se digladiando pelo mercado de chips para computadores desktops e notebooks. Enquanto a Intel teve mais sucesso no campo das CPUs, a AMD se especializou em GPUs. A Intel afirma que esse novo módulo foi desenvolvido para os consumidores entusiastas, que gostam de ter um hardware potente para jogar ou executar tarefas de criação de conteúdo. A vantagem é que, com isso, seria possível obter um bom poder de processamento computacional e gráfico em máquinas menores e mais leves.

Fabricantes poderiam usar esse módulo para economizar espaçou ou simplesmente aproveitar para incluir novos componentes dentro de seus produtos, como sistemas de resfriamento mais eficientes, mais bateria ou mesmo modems para conectividade 4G.

Veja mais no site Tecmundo

 

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.