Município e movimentos sociais de mulheres definem atividades para os 16 Dias de Ativismo

A Prefeitura de Macapá e representantes dos movimentos sociais de mulheres definiram na manhã desta quinta-feira, 9, o calendário de atividades que será inserido na Campanha Mundial dos 16 Dias de Ativismo contra a Violência. A finalidade do evento é promover o debate e denunciar especialmente a violência contra mulheres e a população negra. Neste ano, a agenda organizada pela Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres (CMPPM) tem atividades a partir do dia 21 de novembro, às 9h, na Câmara Municipal de Macapá.

 

“Este mês inicia os 16 Dias de Ativismo e tivemos a preocupação de chamar as mulheres Lésbicas, Bissexuais, Trans e dos movimentos sociais para pensar numa programação específica para este público. A reunião de hoje também serviu para discutirmos a realização do I Encontro Municipal das Mulheres LBT, além da presença das técnicas da equipe do Consultório de Rua da Secretaria Municipal de Saúde, que estarão desenvolvendo atendimentos durante as atividades”, disse a titular da CMPPM, Anne Pariz.

 

A representante da ONG Pró Vida, Joane Costa Gomes, considerou a reunião bastante esclarecedora e destacou a relevância da organização das datas da programação. “No encontro de hoje, além de definirmos a agenda de movimentos e palestras que fazem referências a essas violências que as mulheres vêm sofrendo, tivemos algumas novidades sobre a Delegacia de Atendimento às Mulheres, que hoje atende especificamente os casos de violência doméstica, pois anteriormente atendia diversos tipos de violência urbana, isso é um grande avanço. A reunião foi muito gratificante e durante a programação iremos alertar as mulheres e sensibilizar os companheiros com o objetivo de diminuir essas ocorrências dentro da capital”.

 

Os 16 dias de Ativismo

 

É uma campanha mundial que abrange datas como o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher (25), o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (6 de dezembro) e o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro).

 

Programação:

21/11: Abertura às 9h, na Câmara Municipal de Macapá;

24/11: Marcha das Marias com o tema: Escolha viver decida denunciar, às 16h, Praça Veiga Cabral;

19h – Show Elas por elas, na Praça Floriano;

29/11: Cinemulher – Amostra de curtas, 16h, Largo dos Inocentes;

01/12: 1º Encontro Municipal das Mulheres LBT, às 13h, na OAB/AP;

05/12: Campanha Laço Branco, às 8h, na Avenida FAB – Centro;

07/12: Blitz educativa, às 8h, nos Prédios da Prefeitura de Macapá, Av. FAB e da Secretaria Municipal de Administração, Av. General Osório, nº 365, Laguinho.

 

Cliver Campos

Assessor de comunicação/CMPPM

Contatos: 98126-0880 / 99175-8550

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.