Prefeitura oferta curso a agricultores para adesão ao Programa de Incentivo à Piscicultura

Agricultores da comunidade do Curiaú participaram de uma oficina ofertada pela Prefeitura de Macapá. O curso sobre socialização de boas práticas para aplicar na atividade de piscicultura faz parte do mecanismo de capacitação de agricultores para adesão ao Programa Municipal de Incentivo à Aquicultura. Cerca de 20 produtores participaram da oficina, que é a primeira etapa de acesso ao programa.

 

Neste ano, o Município escavou cerca de 20 tanques e os produtores estão recebendo auxílio de técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec). O Programa Municipal de Incentivo à Aquicultura oferece ao produtor a análise da área onde o tanque deverá ser escavado, a escavação do tanque e após o produtor informar o início da atividade ele recebe orientação e assessoria técnica para verificação da qualidade da água utilizada, volume do oxigênio dissolvido e verificação da sanidade animal, para que esse pescado não venha sofrer com ataques de parasitas.

 

Segundo o diretor do Departamento de Incentivo à Piscicultura, Leonel Martins, com o auxílio da prefeitura, o valor do investimento necessário para implantação da prática aquícola diminui cerca de 50%. “O Município realiza todo o serviço para que o produtor inicie a prática da piscicultura, mas a manutenção dos peixes é de responsabilidade do produtor, a prefeitura auxilia com assessoria técnica, além de facilitar a escoação e oportunizando a venda, por meio do Programa Feira do Peixe Vivo”, afirma.

 

Os agricultores interessados em ter acesso ao programa devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), localizada na Rua Manoel Eudóxio Pereira, n° 2438, bairro Trem, e apresentar um requerimento solicitando a adesão ao programa junto com os documentos exigidos de acordo com o Edital de Chamada Pública 003/2017, que pode ser acessado diretamente na secretaria.

 

Aline Brito

Assessora de comunicação/Semdec

Contato: 99171-6190

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.