Em menos de dois meses, SSP-AM apreendeu mais de duas toneladas de entorpecentes

Entre outubro e novembro de 2017, operações desencadeadas pelas forças de segurança pública do Amazonas resultaram na apreensão de 2,196 toneladas de entorpecentes e na prisão de dez pessoas ligadas a organizações criminosas do tráfico. As ações foram realizadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), em parceria com diversos órgãos do sistema de segurança.

A integração e o fortalecimento das ações na área de inteligência fazem parte da nova política para o setor no governo Amazonino Mendes, que é conduzida pelo vice-governador e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva. Com as últimas apreensões, foi tirada de circulação quantidade de entorpecentes avaliada em mais de R$ 4 milhões, o que representa um forte abalo ao crime organizado.

”Com essa nova metodologia estamos municiando as delegacias, fornecendo equipamentos para que as operações consigam adquirir a prova técnica e obterem sucesso nas apreensões e prisões dos envolvidos nos diversos crimes”, frisou o secretário-executivo de inteligência, delegado Herbert Lopes.

O trabalho de parceria envolve Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), Delegacia Fluvial, Canil da Polícia Militar, Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Serviço Nacional de Segurança Pública (Senasp), Polinter, Delegacia da Receita Federal (DRF), Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) e Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema).

As forças de segurança fazem um trabalho de acompanhamento dos grupos criminosos com foco na apreensão de grande quantidade de drogas. A maioria das ações ocorre em embarcações, onde 98% das drogas foram apreendidas este ano. O acompanhamento é focado em grupos que enviam drogas para a capital, além dos entorpecentes que passam pelo Amazonas com destino a outros Estados.

O Departamento de Narcóticos da SSP-AM faz um trabalho intenso em Tabatinga, na região da tríplice fronteira, e nas cidades de Japurá e Maraã, no interior do Estado. “Quando a droga chega a Manaus, ela fica muito pulverizada. Por isso, essa ação conjunta realizada em todo o Estado, é essencial para combater o crime organizado no Amazonas e para desenvolvermos um trabalho de excelência e com resultado”, o delegado Paulo Mavignier, do Denarc.

Ao longo de todo o ano de 2017, ações das forças de segurança pública resultaram na apreensão de mais de 11,477 toneladas de entorpecentes, sendo 5,9 só em Manaus. As ações da SSP causaram impactaram as finanças do crime organizado em mais de R$ 30 milhões. “O prejuízo financeiro para as organizações criminosas dificulta o seu crescimento, enfraquece seus comandos e viabiliza que o Estado consiga ter um controle dessas organizações criminosas”, afirmou Mavignier.

De janeiro até o dia 16 de novembro de 2017, as Polícias Civil e Militar prenderam 4.575 pessoas por porte e tráfico de drogas em todo o Estado. Esses números englobam as ações policiais realizadas diariamente. Por envolvimento com o tráfico, foram 4.009 prisões de janeiro até a primeira quinzena de novembro. Outras 566 pessoas foram presas por porte de entorpecentes neste mesmo período. Em 2016, 791 pessoas foram presas por posse e 3.106 por tráfico de drogas no Amazonas.

Governo do Amazonas
FOTO: Erlon Rodrigues / Polícia Civil

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.