Festival Gastronômico Sabores do Acre será realizado em dezembro na capital

Com o tema ‘Do seringal à capital’ será realizado de 1° a 10 de dezembro, em Rio Branco, o Festival Gastronômico Sabores do Acre. O evento ocorre em 21 estabelecimentos do setor.

Realizado pelo Sebrae-Acre, com o apoio do governo do Estado e gabinete da primeira-dama, Marlúcia Cândida, a iniciativa pretende revitalizar a história da culinária no Acre, mostrando influências das cozinhas árabe, portuguesa, boliviana, indígena e outras, além de promover a economia de pequenos negócios e o turismo.

 

Durante os dez dias de evento, o público poderá saborear no circuito gastronômico receitas tradicionais em releituras e versões originais, elaboradas pelos chefs de cozinha de cada restaurante. São pratos à base de pescado e carnes com ingredientes típicos.

“Percebemos o quanto era necessário valorizar mais ainda a nossa gastronomia e fortalecer a economia dos pequenos negócios dessa área. São tantos os sabores que formam a gastronomia acreana, que resolvemos realizar esse festival, para contemplar cada um”, afirma a diretora de administração e finanças do Sebrae, Rosa Nakamura.

Para Marlúcia Cândida, coordenadora do Programa de Gastronomia e Hospitalidade do governo do Estado, o festival apresenta um valor importante e cria uma vitrine da cultura alimentar no Acre.

“Contar a nossa história a partir de receitas tradicionais em releituras contemporâneas é revitalizar aspectos dessa cozinha de várias influências, sabores, e tão rica. Essa parceria com o Sebrae é importante, pois contribui com o fomento ao setor, para preservar o rico patrimônio material e imaterial, além de consolidar o mercado e gerar renda”, ressaltou a primeira-dama.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.