Centro de Referência em Capoeira terá espaço próprio em Macapá

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, entregou um Termo de Doação de um Terreno à União dos Capoeiristas do Amapá (Unicap). A solenidade ocorreu durante o encerramento da 1ª Caminhada da Salvaguarda, que faz parte da programação do Mês da Consciência Negra. O terreno doado, de aproximadamente três mil metros quadrados, está localizado na área interna do Residencial Jardim Açucena e será destinado à construção de um Centro de Referência em Capoeira.

“Atuando há mais de 30 anos na capoeira, essa é a primeira vez que o segmento terá um espaço próprio, para trabalharmos e desenvolvermos nossas atividades com a juventude. Esse é um ponta pé inicial para o nosso sonho, que depois de pronto mostrará o melhor do nosso trabalho”, relatou a presidente da Unicap, Maria José Pantoja.

Com a construção do Centro, serão ofertados cursos de qualificação profissional, treinamento, resgate das tradições da capoeira e atividades esportivas e culturais. A construção de espaço será de responsabilidade da União dos Capoeiristas do Amapá. “Agora que temos o terreno, iremos buscar recursos para a construção do Centro”, enfatizou a presidente da Unicap.

“As associações de capoeira já desenvolvem um trabalho social importante em vários bairros da cidade, principalmente nas áreas periféricas, com jovens em vulnerabilidade social. Tenho certeza que a construção do Centro será fundamental para que a gente possa melhorar essa realidade, por meio da capoeira, da arte e da disciplina”, disse o diretor-presidente do Improir, Maykom Magalhães.

Para o prefeito Clécio, a doação do terreno é uma forma de reconhecimento do trabalho social que há muitos anos vêm sendo desenvolvido pelos capoeiristas em toda a cidade. “A doação desse terreno é um gesto de reconhecimento nosso pelo papel da capoeira e das práticas esportivas, que têm base popular, para que esse projeto possa se difundir ainda mais. O que fizemos foi a doação de um terreno lá no Jardim Açucena, para que seja construído o Centro, porque isso irá compor a estratégia de socialização e inclusão social que estamos montando para o residencial, para atender e melhorar a vida daquelas pessoas”.

Clécio anunciou também outros projetos que o Município possui para o segmento da capoeira em Macapá, como a criação de um local adequado para a prática da capoeira no complexo do Jandiá, que já está contemplado no projeto de revitalização da área de lazer. O vereador de Macapá, Rinaldo Martins, parabenizou os capoeiristas pela conquista e a prefeitura pela doação do espaço. “Já conheço um pouco do trabalho deles com os nossos jovens e hoje só quero parabenizá-los por essa conquista do segmento, que após muita luta conseguem o seu espaço para continuar avançando cada dia mais”.

Karla Marques

Assessora de comunicação/PMM

Contato: 99119-2467

Fotos: Rui Brandão

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.