50 toneladas de pneus velhos retirados das ruas vão virar asfalto em Macapá

O Município retirou 50 toneladas de pneus das ruas de Macapá no sábado, 2. Ao todo, foram retiradas mais de 800 unidades do material, que será reaproveitado como massa asfáltica. A retirada dos pneus, de acordo com a Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur), faz parte da responsabilidade social e sanitária da prefeitura.

O material foi transportado para o município de Abadias (MG) e será transformado em massa asfáltica. Segundo o secretário interino de Manutenção Urbanística, Augusto Almeida, a retirada dos pneus inservíveis faz parte de um convênio com a empresa Reciclalip. “Essa é uma responsabilidade ambiental e de saúde pública. Esses pneus demoram anos para se decompor e hospedam vetores como mosquitos, ratos e baratas. Nosso propósito é continuar com essa parceria e retirar esse material, que polui também as ruas”, explicou.

Rogério Augusto Pereira da Penha, 45 anos, empresário e borracheiro, conta que pagava uma caçamba para retirar o lixo, mas não sabia a destinação deste. “Geralmente pago uma caçamba para levar esses pneus. Mas isso é um projeto muito bom, além de ser uma atitude muito bacana, e é menos um custo para a gente pagar”, comemorou.

Em 2017, a Prefeitura de Macapá retirou das ruas 250 toneladas de pneus e passa por várias fases de trituração em Minas Gerais. A etapa final é uma massa asfáltica, que tem mais resistência. “A gente tem uma dificuldade muito grande de escoar esses pneus. Mesmo debaixo dessa proteção, acumula rato e mosquitos”, disse o dono de borracharia, Antônio Joaquim Nascimento, 65 anos.

Cássia Lima

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.