Conheça os benefícios do açaí, o alimento-remédio da Amazônia

Estudo revela que o açaí é um dos aliados no aumento da expectativa de vida, acima da média mundial, de ribeirinhos no Amazonas

Nilson Chaves já cantava: “Põe tapioca, põe farinha d’água, põe açúcar, não põe nada, ou me bebe como um suco, que eu sou muito mais que um fruto, sou sabor marajoara, sou sabor…”

No maranhão é juçara, mais aqui para o norte é conhecido como açaí. O “ouro negro” da Amazônia é uma superfruta com o título de fruto mais completo do mundo, inclusive pela sua composição química.

Antioxidante é apenas um dos inúmeros benefícios que o açaí apresenta. O que foi constatado por um estudo desenvolvido pela Universidade de Arkansas (EUA).

Anti-inflamatório, anti-câncer, contra malária, proteção do cérebro contra o Alzheimer, e uma grande lista de benefícios que fazem do açaí, um alimento-remédio, como afirma o professor doutor Euler Esteves Ribeiro.

“O açaí é como um alimento-remédio que é usado pela população contra problemas gastrointestinais, vermes, disfunções de coagulação, envelhecimento da pele e dos órgãos, anemias, anti-malária e como energético utilizando não somente o fruto, mas também a casca do tronco e as folhas da palmeira”, disse.

Para estudar os benefícios do açaí, existe uma parceria entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) através da Universidade Aberta da Terceira Idade (UEA-UnATI), Universidade Federal de Santa Maria e Universidade de Toronto, no Canadá.

 

Veja mais no Portal Amazônia

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.