Estacionamento irregular é a infração mais recorrente em Macapá

A infração que mais gera multas de trânsito na capital amapaense é o estacionamento irregular. Segundo dados da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), dos 16.563 autos de infração realizados de janeiro a novembro de 2017, mais de 3.400 condutores foram autuados por estacionamento em local proibido.

Segundo o diretor de Trânsito, Antônio Roberto Souza, o estacionamento nas vagas especiais, em cima de calçadas e faixas de pedestres é o mais comum da aplicação de multas, sendo 20% das infrações de trânsito. “Na maioria dos casos, a falta de atenção é predominante nos estacionamentos irregulares. Mas há também casos de oportunismo, pois as pessoas acreditam que serão rápidas em seus compromissos”.

De acordo com o inciso XX do Artigo 181 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), estacionar o veículo nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, sem credencial que comprove tal condição, é considerada infração gravíssima com pena de multa e remoção do veículo. O valor das multas por estacionamento irregular varia de R$ 130,16 a R$ 293,47 e o condutor pode perder de cinco a sete pontos na carteira, além de poder ter seu veículo guinchado ao pátio da CTMac.

Em segundo lugar das infrações mais cometidas pelos condutores é avançar em sinal vermelho, totalizando 1.945 infrações. Em seguida, foram registrados 1.604 motoristas por desobedecer às ordens da autoridade de trânsito e 779 condutores também foram autuados por dirigir falando ao celular.

Alessandra Lameira

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.