Macapá completa 260 anos neste domingo (4)

Macapá, a capital do meio do mundo, faz 260 anos neste domingo, 4 de fevereiro. A cidade reúne muitas curiosidades, a mais conhecida talvez seja o fato de estar em cima da linha do Equador. Essa localização permite que seja observado o equinócio, que é um fenômeno que faz o dia e a noite terem a mesma duração. Isso acontece duas vezes por ano: em março e em setembro. Nessas ocasiões Macapá se enche de turistas que visitam o monumento Marco Zero.

Apesar de ser conhecida pela localização, Macapá tem muito mais que isso. A história da cidade começa no século XVI com a construção de um pequeno forte na antiga Fortaleza de Santo Antônio.

Em 4 de fevereiro de 1758 é fundada, então, a Vila de São José de Macapá. 98 anos depois, a vila é elevada à condição de cidade e recebe o nome de Macapá. Em 1943 é criado o Território Federal do Amapá e no ano seguinte, Macapá, é declarada capital do novo território. Com a Constituição de 1988 o território é elevado a Estado, conservando Macapá como capital.

A programação de aniversário começa nesta sexta-feira (2), com a tradicional festa de Iemanjá. Já no sábado, tem apresentações musicais na Rampa do Açaí desde as 3 da manhã. No sábado também ocorrem as competições esportivas abertas ao público.

No domingo, o dia começa com a missa em ação de graças na Igreja São José às 7h da manhã. Depois disso, o Banzeiro do Brilho de Fogo vai sair em cortejo pelas ruas da frente da igreja em direção à praça Floriano Peixoto. Lá, diversas atrações culturais vão se apresentar entre 11h da manhã e 9h da noite.

Um aviso para quem vai participar das comemorações: é bom ficar atento e levar o guarda-chuva. A maioria das festas é ao ar livre e a previsão para o fim de semana é de muita chuva na capital aniversariante.

Ouça o Repórter Nacional – Amazônia

EBC

Deixe uma resposta