Cuidado, novo golpe do WhatsApp oferece isenção do IPVA

Reprodução TecMundo

Um novo golpe circula no WhatsApp no Brasil prometendo isenção do pagamento do IPVA, o imposto sobre a propriedade de veículos automotores. A situação parece um tanto quanto absurda, mas a combinação entre uma abordagem bem feita e um usuário desatento pode ser perfeita para que o ataque prospere.

A mensagem em questão cita um suposto projeto social do governo que isenta do pagamento diversas famílias em todo o país. Junto do texto está um link para que cada um confira se a sua família se encaixa nos pré-requisitos necessários para não precisa pagar o imposto. O Kaspersky Lab informa também que a campanha se beneficia das notificações dos navegadores para tentar capturar a atenção (e os dados) das vítimas.

Ainda de acordo com a empresa de segurança, janeiro de 2018 já registrou mais de 2 milhões de cliques em campanhas maliciosas semelhantes a esta. Normalmente, essas ações visam levar usuários para sites que instalam apps ou geram clicks para anúncios publicitários. O Kaspersky Lab alerta que situações como esta devem ser comuns neste ano.

Veja mais no TecMundo

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.