Duzentos milhões de mulheres vítimas anuais de mutilação genital

Especialistas avançam para campanhas de consciencialização das meninas

Cerca de 200 milhões de mulheres em todo o mundo continuam a ser vítimas da mutilação genital cada ano, revelaram as Nações Unidas nesta terça-feira, 6, Dia Mundial da Luta contra a Mutilação Genital.

O documento indica ainda que três milhões de meninas morrem todos os anos em decorrência desse fenómeno, ainda tolerada em muitos países do mundo.

Entre os países lusófonos, a prática é realizada apenas na Guiné-Bissau.

Embora exista uma legislação a impedir a excisão genital, ela continua a ser prática no país, com cobertura da população e das autoridades.

Um estudo encomendado pela Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), concluiu uma diminuição na ordem dos 5 por cento dessa prática.

O levantamento revelou ainda que 44,9% das mulheres guineenses entre os 15 e os 49 anos são vítimas desse fenómeno, das quais 29,6% são meninas com até 14 anos.

Na Costa do Marfim, cerca de 30% a 40% das mulheres sofreram mutilação genital, uma prática ilegal, passível de ser punida por lei, mas que ainda vigora informalmente na sociedade local.

As crianças do sexo feminino são geralmente mutiladas desde o nascimento, mas a prática está tão arraigada que algumas adolescentes decidem passar pela excisão genital para não serem excluídas de seu grupo ou comunidade.

No Chade, a região de Mandoul é uma das regiões onde a prática da excisão é generalizada.

Todos os anos durante as férias, centenas de meninas são mutiladas, algumas provenientes da capital.

Veja íntegra no Voa Português

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.